Click! | Violentados da Pátria

Publicado em: 30/05/2012 |

Ensaio aberto de “Violentados da Pátria”.  (Foto: Gabriel Gilio)

A foto da seção Click! desta semana foi tirada no ensaio aberto de “Violentados da Pátria”, investigação cênica de um grupo de aprendizes formado no Território Cultural do Módulo Amarelo, no último semestre do ano passado (2011). Os aprendizes dos Cursos Regulares da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco se reuniram para criar o Experimento e, depois do Território, decidiram seguir com as pesquisas.

Os aprendizes Durval Mantovaninni (Direção); Denis Moura e Ivete Gomes (Dramaturgia); Ana Carolina Marinho, Erik Moura, Gustavo Braunstein, Mariana Brum, Nádia Verdun e Natália Baviera (Atuação); Hugo Cabral e Veronica Sayuri (Cenografia e Figurino); André Teles e Doutor Ailton (Sonoplastia); Felipe Boquimpani e Flavio Portella (Iluminação) e Benilson Alves (Técnicas de Palco) compõem a ficha técnica da experimentação que, meses depois, foi aprovada para participar do Festival de Cenas Curtas do Grupo Galpão Cine Horto, de Belo Horizonte, que acontece neste fim de semana (de 31 de maio a 3 de junho).

Em texto publicado no portal da Instituição, Ana Carolina diz: “A peça ‘Violentados da Pátria’ conta, em cena, como um bando de guerreiros negros e cegos, bastardos de uma nação e frutos do estupro da pátria com a terra, são obrigados a se voluntariar para uma guerra que não é deles e a lutar por um chão do qual nunca serão donos. São mulheres e homens que jamais serão lembrados pela História, ainda que sejam eles quem a construiu”.

Texto: Gabriel Gilio

Click! | 15/ 07/ 2015