Click! | Triângulo das Bermudas

Publicado em: 20/02/2013 |

Aqui na SP Escola de Teatro, o uso de bermuda pelos funcionários é permitido e recomendado (Foto: SP Escola de Teatro/Arquivo)

Em matéria publicada recentemente na revista “Carta Capital”, a boa-nova implementada pela Prefeitura do Rio de Janeiro: está liberado, oficialmente, o uso de bermudas por seus funcionários, durante a estação mais quente do ano. A notícia gerou certa polêmica, com gente pró (em geral, os cariocas, que sabem muito bem o que é enfrentar o calor acima dos 40º) e contra (aqueles mais conservadores, que preferem suar a mostrar as pernocas).

O fato é que, muito antes de a tendência chegar ao Estado vizinho, por aqui, o uso das “calças curtas” já estava aprovadíssimo pela direção da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, por seus colaboradores, como prova a foto da seção Click! desta semana.

Para Ivam Cabral, diretor executivo da Escola, sempre foi fácil entender que é muito mais apropriado, em dias de calor, trabalhar usando bermudas. A iniciativa foi aprovada pelo antigo Governador do Estado José Serra e elogiada, em dezembro de 2011, por Ulrika Malmgren (professora de interpretação do departamento da Academia de Artes Dramáticas, de Estocolmo) e Simon Norrthon (chefe do departamento), dois professores suecos, que, na ocasião, visitavam a SP Escola de Teatro.

“Eles vieram em um dia de muito calor, em pleno verão, e nos viram trabalhando de bermuda. Ficaram encantados com isso. Confessaram que não entendiam como, em um País tropical e tão quente como o nosso, o uso de bermudas não era mais frequente”, lembra Ivam.

Mais do que um simples acessório, a bermuda representa, então, um mundo diferente, aquele em que a Escola acredita.

Texto: Eric Vecchione

Click! | 15/ 07/ 2015