EN | ES

Click! | ‘Teatro e Comunidade’

Publicado em: 29/04/2015 |

Hugo Cruz em orientação (Foto: Andre Stéfano)
 
A última segunda-feira (27) marcou o início do curso de Extensão Cultural “Introdução ao Teatro e Comunidade”, orientado pelo professor, encenador e programador cultural português Hugo Cruz, que aparece ao centro da foto da Click! desta semana, registrada por Andre Stéfano.
 
Acontecendo de segunda a sexta, das 19h às 21h, até o dia 21 de maior na Sede Roosevelt da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, o curso propõe a experimentação de linguagens teatrais direcionadas a contextos comunitários e a formação de profissionais/especialistas com domínio na criação teatral, competências pedagógicas e humanas e capacidade de pesquisa e reflexão crítica sobre a realidade. Além disso, visa fomentar o acesso e a análise crítica dos processos envolvidos em experiências nacionais e internacionais de Teatro e Comunidade como ponto de partida para o desenho e implementação de projetos artísticos.
 
Profissionais da área do teatro, ciências sociais e humanas, pedagogia, psicologia, comunicação, todas essas áreas formam o público atingido pela orientação de Hugo Cruz. Entretanto, fazendo-se valer da proposta das aulas, nos dias 6 e 8 de maio os encontros serão abertos à comunidade, com entrada franca.
 
Hugo Cruz
Licenciado pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto e Pós–graduado em Consulta Psicológica Conjugal e Sexual pela mesma faculdade. Pós-graduado em Teatro Social e Intervenção Socioeducativa na Universidade Ramon Llull, Barcelona. Professor na Pós-Graduação: “Teatro: uma Ferramenta na Intervenção em Contextos Socioeducativos” na FPCEUP. Leciona com frequência em pós-graduações e mestrados como convidado em diversas instituições nacionais e estrangeiras. Professor no âmbito do “Teatro em Contexto” e Coordenador da Pós-Graduação de “Teatro e Comunidade” na Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo – IPP. Consultor no âmbito do Programa para Crianças e Jovens em Risco da Fundação Calouste Gulbenkian. Co-fundador e Diretor Artístico da PELE_Espaço de Contato Social e Cultural e Coordenador do Núcleo de Teatro do Oprimido do Porto. Elemento da Direção de Conteúdos na área de Comunidade no Imaginarius – Festival Internacional de Teatro de Rua de Santa Maria da Feira e Diretor Artístico do mesmo festival em 2013.
 
Texto: Gabriel Gilio
 

Relacionadas:

Click! | 15/ 07/ 2015

Click | Movimento na SP Escola de Teatro

SAIBA MAIS

Click! | 17/ 06/ 2015

Click | Experimento Verde

SAIBA MAIS

Click! | 21/ 05/ 2015

Click! | Uma conversa com Raquel Rolnik

SAIBA MAIS