Click | SP TransVisão II

Publicado em: 05/02/2014 |

(Foto: André Stéfano)

Durante toda a semana passada, a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco celebrou a diversidade com o SP TransVisão II – Semana da Visibilidade de Travestis e Transexuais.

Com o objetivo de abrir espaço para o debate sobre a tolerância e a diversidade, o evento teve uma programação gratuita composta por mesas de discussão e atividades artísticas como espetáculos teatrais, exibição de filmes, shows e a exposição fotográfica “O ‘T’ da Questão”, de Eduardo Moraes.

Participaram das ações os diretores teatrais Nelson Baskerville e Rodolfo García Vázquez, o cartunista Laerte Coutinho, a atriz Phedra D. Córdoba e o ator, diretor e dramaturgo Ivam Cabral – que também é diretor executivo da Instituição. Além deles, vários transexuais e outros nomes importantes desse universo marcaram presença, como a advogada Rachel Rocha, que é membro da Comissão da Diversidade Sexual e Combate à Homofobia, da Ordem dos Advogados do Brasil Seção de São Paulo (OAB/SP), e Vice-Presidente do conselho de Administração da Adaap, instituição que gere a SP Escola de Teatro.

A foto da Click! de hoje, feita por André Stéfano, mostra as participantes do show “Glamour T”. Confira mais fotos do evento em nossa galeria multimídia.

Programação

Na noite de abertura, na segunda-feira (27), aconteceu o lançamento do livro “Envelhecimento trans”, de Pedro Paulo Sammarco, seguido de uma mesa de discussão sobre o tema, com participação do próprio autor, Thaís Azevedo, Phedra D. Córdoba, Mirian Queiroz e Rachel Rocha, que assume a mediação. No dia seguinte (28), o público assistiu ao espetáculo “Lou & Leo” e acompanhou um debate com Léo Moreira Sá, Nelson Baskerville, Rodolfo García Vázquez e Rachel Rocha.

Na quarta (29), foi promovida mais uma mesa de discussão: “Despatologização das identidades trans”, com Osvaldo Rodrigues e Eduardo Perin. A mediação foi feita por Márcia Rocha e Leo Moreira Sá. Logo depois, o Prêmio Claudia Wonder homenageou o universo trans antes de o show “Glamour T” encerrar a noite de festa. Com apresentação de Gretta Starr, Athena Joy, Bianca Mahafe, Brenda Oliver, Carla Hellen, Dailyn Roses, Kimberly e Thalia Mexicana mostraram a que vieram e prenderam o público com suas apresentações.

Continuando, na quinta-feira (30), às 19h, uma mesa de discussão levantou opiniões acerca do tema “Trans emprego”. Os participantes serão Ivam Cabral, Reinaldo Bulgarelli e mais um representante do site TransEmpregos, e a mediação foi feita por Janaína Lima e Brunna Valin. “O sapato de Aristeu”, filme de Luiz René Guerra, ainda foi exibido ao público.

No último dia do evento, Thiago Teixeira Sabatine, Paula Beatriz de Souza Cruz e Flávia Araújo debateram o tema “Escola e identidade de gêneros” em uma mesa de discussão mediada por Heloísa Alves. A noite de sexta-feira acabou com um show especial de Renata Peron.

O evento foi fruto de uma parceria com a Comissão da Diversidade Sexual e Combate à Homofobia da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção de São Paulo (OAB – SP); a Associação Brasileira de Transgêneros (Abrat); a Associação Brasileira de Homens Trans (ABHT); o P.E.G. – Projeto Expressões de Gênero; o Mundo T-Girl; a Coordenadoria da Diversidade; a Assessoria de Cultura para Gêneros e Etnias, da Secretaria de Estado da Cultura; o Museu da Diversidade; a Coordenação de Políticas para a Diversidade Sexual da Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania; o Centro de Referência da Diversidade (CRD), e o Governo de São Paulo.

Click! | 15/ 07/ 2015

Click | Movimento na SP Escola de Teatro