Click! | Sombras do Copan

Publicado em: 07/08/2013 |

(Foto: Arquivo SP Escola de Teatro)

O chão liso reflete as luzes que emanam das velas que, às dezenas, se espalham pelo ambiente. Na penumbra, vê-se quatro silhuetas humanas movimentando-se pelo espaço.

A investigação teatral do núcleo 2 do Experimento do módulo Vermelho da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do palco exibiu esta cena ao público que compareceu à Galeria Pivô do Edifício Copan, em 12 de dezembro do ano passado. E é esta cena que ilustra a seção Click! desta semana.

Os trabalhos daquele módulo tiveram como disparador a epígrafe do geógrafo Milton Santos: “O mundo é formado não apenas pelo que já existe, mas pelo que pode efetivamente existir”. Cada grupo teve a opção de compartilhar com o público em um lugar de sua própria escolha.

O ator e artista-educador Wilson Julião acompanhou a abertura de processo e escreveu: “Uma galeria desconhecida num cenário conhecido de São Paulo conecta a epígrafe, provocação subsequente e encenação, num mesmo bojo de sentido. A variabilidade de espaços, apesar de cansativa e esgarçada, por vezes impõe a atividade da audiência, bem como aciona aspectos mitóicos de sombra ou imemoriais nos participantes. Muita coragem, segurança e apuro nas escolhas e execuções. Como, num espaço gigante, aproximar artistas e público e qualificar esse encontro?”.

Confira outras fotos do Experimento em nossa Galeria Multimídia.

Texto: Felipe Del

Click! | 15/ 07/ 2015