Click! | Sistema Viewpoints e método Suzuki

Publicado em: 14/05/2014 |

(Foto: André Stefano)

Um dos cursos de Extensão Cultural que estão acontecendo atualmente na SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco é “Treinamento Viewpoints e introdução ao método Suzuki”, orientado pela atriz e produtora Luah Guimarães e o diretor Fabiano Lodi.

Com encontros de terças e quintas, que começaram na semana passada e vão até 22 de julho, o curso tem como objetivo praticar o Método Suzuki e o Sistema Viewpoints de acordo com o treinamento desenvolvido pela companhia nova-iorquina SITI Company, formando um time heterogêneo de artistas que treina coletivamente.

O sistema Viewpoints proporciona a prática da cena em sessões abertas de improviso, circunscritas por princípios filosóficos sobre o cruzamento de categorias diferenciadas sobre tempo e espaço. O Viewpoints é um dos sistemas de trabalho desenvolvido como treinamento pela SITI Company, cofundada por Tadashi Suzuki e dirigida por Anne Bogart.

Já o método Suzuki, consiste numa gramática de movimentos desenvolvida pelo diretor teatral japonês Tadashi Suzuki. Com influências do teatro japonês, técnicas de ballet e artes marciais, o Método Suzuki evoca um rigoroso e disciplinado trabalho físico em que energia, equilíbrio, respiração e a palavra falada (trabalho com texto teatral) são constantemente revisitados e praticados.

A Click! de hoje traz um dos exercícios realizados em sala de aula e mostra os participantes “meditando”, sob orientação de Fabiano Lodi.

Uncategorised | 15/ 07/ 2015

Click | Movimento na SP Escola de Teatro