Click! | Processo criativo no teatro contemporâneo

Publicado em: 26/02/2014 |

(Foto: André Stefano)

A próxima edição da revista A[L]BERTO, de número 6, terá como mote o ofício do diretor. Como de costume, a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco promoveu uma Roda de Conversa gratuita e aberta ao público, cujo conteúdo será transcrito e publicado na seção intitulada “Ponto de Convergência”.

O encontro, realizado no último sábado (22), na Sede Roosevelt, teve como tema “Processo Criativo no Teatro Contemporâneo”. Reuniram-se para debater o assunto Celina Sodré, Eric Lenate, Renato Ferracini e Ruy Filho. Rodolfo García Vázquez, coordenador do curso de Direção da Escola, também acompanhou a conversa e contribuiu com provocações.

O teatro viveu durante séculos sob a primazia do texto. O encontro abordou justamente as novas formas de invenção do teatro contemporâneo. “Um dos temas fundamentais para esse próximo número é como acontece o processo criativo desse artista chamado encenador ou diretor”, explicou Vázquez.

Ruy Filho, em certo momento, afirmou: “Dirigir um espetáculo também é um processo de criar. Há produção simbólica e material ao mesmo tempo. Isso significa levantar, simultaneamente, enquanto se gera os próprios princípios narrativos do espetáculos, os símbolos e as suas capacidades efetivas de serem realizados”.

A Click! de hoje traz uma foto, feita por André Stefano, do encontro. Da esquerda para a direita, aparecem: Ruy, Renato, Celina, Rodolfo e Eric.

Texto: Felipe Del

Click! | 15/ 07/ 2015