Click! | Palhaços no espelho

Publicado em: 29/01/2014 |

(Foto: André Stéfano)

“O mundo do clown só passa a ter vida a partir do momento em que ele não mais tenta fazer as coisas serem engraçadas, mas as coisas engraçadas são parte dele e de suas atitudes, pois ele leva tudo a sério”, afirma a atriz, palhaça, dramaturga e diretora Suzana Aragão.

Além de artista residente do curso de Humor da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, ela orienta, atualmente, o curso de Extensão Cultural “Iniciação à linguagem do palhaço”.

Na oficina, que teve início no dia 13 de janeiro, a artista oferece aos participantes um início de estudo teórico e prático através de exercícios teatrais, materiais de vídeo e leitura de texto sobre a linguagem. O objetivo é a formação de plateias e apreciadores jovens e um primeiro contato com o universo clown. O público é bastante amplo: pessoas acima de 13 anos com ou sem conhecimento na área.

Segundo ela, “a graça e a poesia estão no corpo do clown, a alegria, a tristeza, e outros sentimentos inerentes ao ser humano também. Toda a sua afetividade está na sua presença, nas suas emoções que, em seu corpo, adquirem a dimensão do espaço, do corpo inteiro. As emoções passeiam pelas ações corpóreas do clown, como o sangue que corre em suas veias”.

A foto da Click! de hoje, feita por André Stéfano, mostra um pouco de como foi a aula inaugural do curso. Palhaços e espelhos: uma ótima combinação!

Texto: Felipe Del

Click! | 15/ 07/ 2015