Click! | O viajante

Publicado em: 18/09/2013 |

Severino-artista era o viajante. “Qual caminho seguir?”, a questão. A referência cênica era o circo-teatro. Desses elementos era feito o projeto para o Experimento do grupo “O viajante”, que fazia parte do módulo Vermelho da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco em 2011.

Extraindo elementos do livro “Vida e morte severina”, de João Cabral de Melo Neto, o grupo pretendia retratar a difícil situação atual do artista. “O desejo era trazer o texto como uma montagem de circo-teatro, mas seria muito difícil, pois esse estilo requer uma especialização muito profunda por parte do ator e não tínhamos tanto tempo, então, trouxemos uma atmosfera circense”, observou Adalberto Lima, um dos diretores do núcleo.

Conforme solicitado no projeto, entre os artistas que a Escola disponibilizou para orientar e ministrar aulas para os aprendizes do grupo – uma das premissas do sistema do módulo Vermelho, estavam Daniele Pimenta, Fernando Neves e Eduardo Moreira, que transmitiram um pouco de seu conhecimento sobre o circo-teatro.

Naquele período, a proposta do módulo Vermelho era viabilizar, por meio de um Edital, as ideias dos próprios aprendizes, que deveriam se transformar em exercícios cênicos inéditos.

A foto escolhida para ilustrar a Click! desta semana foi tirada na abertura do processo de trabalho desse grupo, feita no dia 22 de novembro de 2011.

Texto: Felipe Del

Uncategorised | 15/ 07/ 2015