Click! | O Hiperinstrumento

Publicado em: 18/04/2012 |

A Cerimônia Urbana acompanhando a passagem do Hiperinstrumento pelo bairro do Brás. (Foto: Renata Forato)

Nessa semana temos um “Hiper” Click! O instante capturado na foto acima registra um “Hiperinstrumento” com duas vertentes, uma acústica e outra automática, montado, no ano passado, pelos aprendizes do curso de Sonoplastia da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, com orientação de Raul Teixeira e Martim Eikmeier, coordenador e formador do curso de Sonoplastia da Escola e, também, dos artistas convidados Wilson Sukorski e Eugenio Lima.

Além do Hiperinstrumento, o projeto dos aprendizes envolvia a realização de uma grande festa, aos moldes de uma procissão, batizada como Cerimônia Urbana: a Cidade Escondida Dentro da Cidade.

Os envolvidos no projeto realizaram o cortejo com o Hiperinstrumento tocado em alto e bom som. Durante a caminhada, a proposta foi utilizar os alto-falantes das lojas do Brás para propagar o som e atrair os transeuntes a integrar a Cerimônia Urbana, que terminou em uma grande festa no Largo da Concórdia. Ali, Eugenio Lima, ao lado de seu toca-discos, mixer e processador de efeitos, aguardava a chegada da procissão para ligar seus aparatos de DJ.

A escolha por uma procissão foi inspirada no Hip Hop, como explicou Lima na ocasião. “Este movimento toma o espaço público e o transforma em um local de leitura, com a rua quase como se fosse o mar: onde diversos elementos e componentes habitam e todas as forças que o compõe estão reunidas. E, principalmente, é o lugar onde as pessoas se encontram”, conclui.

Texto: Gabriel Gilio

Uncategorised | 15/ 07/ 2015