Click! | Nelson em Maquetes

Publicado em: 29/08/2012 |

Maquete da Catedral Metropolitana da Sé (Foto: Arquivo SP Escola de Teatro)

Fica na Praça da Sé a Catedral homônima, que também é a maior igreja de São Paulo. Seus números impressionam: com capacidade para 8 mil pessoas, ela tem 110 metros de comprimento, 46 metros de largura, torres com 92 metros de altura cada e cúpula com pé-direito de 30 metros.

E o monumento foi a fonte de inspiração para Aline Delouya, Benedito Ferreira, Bruno Manso e Guilherme Catofaroni, aprendizes do curso de Cenografia e Figurino da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, na maquete que construíram para a Exposição Comemorativa da Instituição para os 100 anos de nascimento de Nelson Rodrigues, a partir da análise do texto “Toda Nudez Será Castigada” (1965), assinado pelo dramaturgo.

A foto da seção Click! desta semana mostra o resultado do trabalho do quarteto. Em sua maquete, os aprendizes cobriram toda a catedral com um tecido de renda, que, segundo eles, “assume uma postura metafórica do próprio questionamento residente no texto de Nelson. Personagens que escondem ou pretendem esconder algo que não está totalmente  encoberto”. Além da renda, outros elementos cenográficos que compõem a maquete são os platôs, sugerindo espaços de encenação, dispostos na escadaria de entrada, diante da fachada da catedral.

Outras maquetes foram feitas pela turma de Cenografia e Figurino da Escola. Orientados pelo coordenador do curso, J. C. Serroni, os aprendizes totalizaram 15 projetos em homenagem ao dramaturgo. Todos os trabalhos estão expostos na mostra “Nelson Rodrigues: Toda Nudez Será Castigada”, que fica em cartaz até 8 de setembro, na SP Escola de Teatro – Sede Roosevelt, com entrada franca e aberta ao público.

Exposição Comemorativa “Nelson Rodrigues: Toda Nudez Será Castigada”
Quando: Até 8 de setembro. De terça a sexta-feira, das 10h às 21h; sábados, das 10h às 18h.
Onde: SP Escola de Teatro – Sede Roosevelt
Praça Roosevelt, 210 – Consolação