Click! | Maquetes rodrigueanas

Publicado em: 12/03/2014 |

(Foto: Arquivo SP Escola de Teatro)

Em 2012, ano do centenário daquele que é considerado o maior dramaturgo do Brasil, várias homenagens foram feitas a Nelson Rodrigues. E, claro, a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco não poderia deixar uma ocasião tão especial como essa passar em branco.

Uma das formas de lembrar o artista foi a realização da exposição comemorativa “Nelson Rodrigues: toda nudez será castigada”, que ficou em cartaz na Sede Roosevelt de 11 de agosto a 8 de setembro daquele ano.

J.C. Serroni, coordenador dos cursos de Cenografia e Figurino e Técnicas de Palco da Escola, foi o curador e coordenador geral da mostra, que apresentou ao público 15 maquetes criadas no primeiro semestre pelos aprendizes da Instituição. Eles se debruçaram sobre a obra de Nelson, especialmente sobre a peça “Toda nudez será castigada”, realizando um trabalho prático de cenografia.

Para a concepção das obras, os aprendizes adotaram como material de pesquisa, além das aulas, livros, vídeos, filmes, catálogos e espetáculos, palestras de diretores e cenógrafos, como Antunes Filho, Marco Antonio Braz, Marcelo Denny e Márcio Tadeu.

“No início do ano, nós, do curso de Cenografia e Figurino, pensamos em homenageá-lo, não por meio de um evento, mas de um ‘debruçar’ sobre sua dramaturgia, realizando uma vasta pesquisa de caráter pedagógico sobre sua obra. Nesse processo, os aprendizes investigaram todas as possibilidades que seus textos proporcionam, desde visões mais realistas até grandes viagens simbólicas e de interpretação”, explicou Serroni.

A Click! de hoje relembra essa exposição com uma das maquetes que a compunham.

Texto: Felipe Del

Click! | 15/ 07/ 2015