Click! | Mãos na massa e farinha para o alto

Publicado em: 22/01/2014 |

Para recepcionar seus novos aprendizes, a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco tem uma tradição que se consolidou ao longo desses quatro anos de existência: a feitura do pão e a pintura de azulejos.

No último sábado (18), não poderia ter sido diferente. Era a aula inaugural do primeiro semestre de 2014, e uma turma de mais de 100 aprendizes tinha seu primeiro dia de aula na Instituição.

O dia especial começou as boas-vindas dos coordenadores dos cursos e do diretor executivo da Escola, Ivam Cabral. Feitas as devidas apresentações, teve início o primeiro ato de “batismo” dos aprendizes. Conduzida pelo chef Moisés Costa e com apresentação de Lulu Pavarin, a atividade fez com que os ingressantes colocassem a mão na massa, que eles aprenderam a preparar com um passo a passo do convidado. Esse ritual trabalha simbolicamente os conceitos de transformação e da ação em coletivo.

Encerrada a preparação da massa, os pães foram levados ao forno para assar. Nesse meio tempo, o artista plástico Juvenal Irene entrou em cena com a sua oficina de pintura de azulejos. Utilizando tinta epóxi, os aprendizes colocaram seus sentimentos e ideias na cerâmica. Esse momento reforça a ideia de pertencimento, e os azulejos ficarão fixados nas paredes das sedes da Instituição, assim como os feitos pelas turmas dos outros anos.

Para encerrar a iniciação, os pães foram servidos. Com o suco de uva, que simboliza o vinho servido nas festas dionisíacas, o banquete estava completo, e os aprendizes prontos para conhecer o hino oficial da Escola: “Dionísio foi atingido pela loucura de Hera, indo perambular ao lado dos seres selvagens, dos loucos e dos animais”.

A foto escolhida para a Click! de hoje mostra o momento da feitura do pão. Em um ato sincronizado, os aprendizes jogaram um punhado de farinha para o alto e o resultado é este, captado pelas lentes do fotógrafo André Stéfano.

Texto: Felipe Del

Uncategorised | 15/ 07/ 2015