Click! | Leitura do Absurdo

Publicado em: 31/10/2012 |

(Foto: Helio Dusk)

Há algum tempo, o professor, ator e diretor paraense Carlos Alberto da Conceição Teixeira se debruça sobre a obra de Samuel Beckett. Sua investigação foca, especialmente, “Ohio Impromptu”, peça escrita em 1980 pelo irlandês.

Como resultado dessa pesquisa, o artista uniu, em um projeto, leitura cênica do texto e palestra. A empreitada foi aprovada pelo ProAC de difusão da literatura no Estado de São Paulo, em 2011.

Assim, no dia 19 de outubro, a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco recebeu Teixeira, que apresentou seu trabalho na sede Roosevelt da Instituição, sob os olhares de aprendizes e do público externo.

A releitura privilegiava a essencialidade da palavra, os silêncios, as pausas, o amor em estado de suspensão e o sentido do luto, criando uma partitura a partir do texto. Era, também, uma homenagem à bailarina, coreógrafa e atriz Renée Gumiel, francesa radicada no Brasil e uma das principais intérpretes-criadoras de Samuel Beckett. Na sequência, o artista ministrou uma palestra, analisando aspectos do processo de criação, pesquisa e construção da leitura.

A seção Click! de hoje traz uma fotografia feita por Hélio Dusk durante o monólogo.

Texto: Felipe Del

Click! | 15/ 07/ 2015