Click! | João das Neves e o Prêmio SP Escola de Teatro

Publicado em: 02/04/2014 |

(Foto: André Stefano)

“Estou muito emocionado por receber um prêmio em uma escola de teatro. Boa parte da minha formação se deu em escolas de teatro.” Beirando os 80 anos, o diretor e dramaturgo João das Neves não conteve sua emoção ao receber, na noite de 19 de abril, o 2º Prêmio SP Escola de Teatro, em cerimônia realizada na Sede Roosevelt da Instituição.

O Prêmio SP Escola de Teatro – que, em sua edição de estreia, foi dedicado à atriz Maria Alice Vergueiro – neste ano homenageou esse outro grande nome das artes cênicas do Brasil.

Carioca nascido em 1935, João teve especial importância no período de censura no Brasil, quando montou peças de cunho político. Foi um dos fundadores do Grupo Opinião, que durante 16 anos atuou com foco no teatro de protesto, além da difusão da dramaturgia nacional e popular. Acumulou parcerias com autores como Vianinha e Ferreira Gullar. Em 1976, levou aos palcos seu mais conhecido texto, “O último carro”, que lhe rendeu o Prêmio Molière e o Mambembe de Melhor Diretor. Bienal Internacional de São Paulo, APCA, Golfinho de Ouro e Quadrienal de Praga são alguns dos outros prêmios que recebeu. Em 1989, fundou o Grupo Poronga, e, já na década de 1990, estabeleceu-se em Belo Horizonte. Dirigiu, ainda, diversos shows, como de Chico Buarque, Milton Nascimento, Baden Powell e MPB4.

“O Opinião é um dos mais importantes grupos do Brasil. João das Neves é um diretor que colocou em cena aquilo que estava ao seu redor sem perder suas raízes. A ideia de fazer um teatro popular e ao mesmo tempo investir numa dramaturgia própria, mas que falava diretamente com as pessoas, é um de seus traços marcantes”, comenta Ivam Cabral, diretor executivo da Instituição.

Para Ivam, o homenageado “é um artista inspirador e mítico na história do teatro brasileiro, que comunga com a proposta da Escola porque sempre privilegiou a pesquisa, a experimentação da contemporaneidade sem esquecer a tradição”.

A Click! de hoje mostra o homenageado beijando o troféu do Prêmio, em foto de André Stefano.

Texto: Felipe Del

Click! | 15/ 07/ 2015