Click! | Início das Aulas

Publicado em: 08/08/2012 |

Atividade proposta por Zé Celso no pátio da SP Escola de Teatro (Foto: Arquivo SP Escola de Teatro)

Há exatos dois anos, cinco meses e 19 dias, um sábado de sol brindava o início das atividades da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco. A foto da Click! de hoje voltou no tempo. Mais exatamente ao dia 20 de fevereiro de 2010, quando uma aula magna, conduzida por Zé Celso, diretor do Teatro Oficina Uzyna Uzona, inaugurava a Instituição.

Zé Celso propôs exercícios de aquecimento aos aprendizes recém-ingressos na Escola, discorreu sobre sua longa experiência no Teatro Oficina e abordou, ainda, a história do teatro nacional, sob seu ponto de vista. Em seguida, leu o poema “Litania dos Pobres”, de Cruz e Souza, e, ao final da sessão, convidou os aprendizes a descobrir o belo casarão onde se instalou a Escola. Para terminar sua visita à Instituição, convocou a todos para uma passeata pelo bairro, para que os futuros aprendizes percebessem o funcionamento do entorno.

Hoje, dia em que os aprendizes da Escola voltam às aulas para viver mais um semestre respirandoteatro, a foto da nossa seção se faz mais pertinente que nunca. São essas pessoas na foto, vestidas em verde, azul, amarelo e vermelho, que estrearam o espaço destinado às investigações e experimentações que duram até hoje. O chão em que estão deitadas e as paredes que as cercam já viram muitas histórias sendo construídas e contadas neste espaço. E, com a benção de Dionísio, verão muitas mais ainda.

Texto: Gabriel Gilio

Click! | 15/ 07/ 2015