Click! | Improvisando com John Mowat

Publicado em: 23/10/2013 |

A SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco recebeu, na semana passada, o diretor inglês John Mowat, da Cia. Chapito de Lisboa, que ministrou uma aula aberta seguida de conversa com os participantes. O encontro, que foi gratuito e aberto ao público, era voltado ao teatro físico e visual.

O evento também contou com a participação de Raul Barretto, coordenador do curso de Humor da Escola, e Augusto Marin, ator e diretor.

Na aula, Mowat explorou o teatro e a ação com ênfase no físico e visual. Utilizando jogos, exercícios, improvisações, brincadeiras e a invenção como formas e estímulos para criar a cena, o diretor começou conduzindo os participantes pela descoberta e redescoberta do corpo: do espaço que esse corpo ocupa, sua relação com objetos e os sons que esse corpo produz.

Com forte trabalho de consciência física e visual, os participantes tiveram contato com as habilidades e o desenho das técnicas modernas de mímica e sua aplicação no teatro atual. A aula também oferece uma grande oportunidade de olhar para os mais variados processos de criação, interpretação e adaptação de trabalho.

“Meu ensinamento é baseado na criação de um ambiente onde podemos cair de cara no chão, depois levantar e rir disto tudo. Um lugar para explorar, experimentar, fazer descobertas e seguir em aventuras. Eu ofereço conhecimento através da experiência”, observou o diretor.

A foto da Click! desta semana, feita por André Stéfano, mostra Mowat usando uma máscara durante a aula, enquanto demonstra alguns gestos.

Texto: Felipe Del

Click! | 15/ 07/ 2015