Click! | Fernanda Montenegro

Publicado em: 16/10/2013 |

Hoje, dia 16 de outubro de 2013, a Sra. Arlette Pinheiro Esteves da Silva completa 84 anos de idade, dos quais mais de seis décadas foram dedicadas à arte de representar. Este nome pertence à ilustre aniversariante desta quarta-feira, Fernanda Montenegro, uma das grandes damas do teatro brasileiro.

Para celebrar a data, o portal da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco relembra a passagem da atriz pela Instituição, no dia 3 de dezembro de 2011. Em sua primeira visita à Escola, abrindo a série “Diálogos da SP”, a atriz ministrou aos aprendizes uma palestra, com mediação de J.C. Serroni, coordenador dos cursos de Cenografia e Figurino e Técnicas de Palco.

Após uma extensa salva de palmas do público presente, Fernanda começou falando sobre a produção teatral de antigamente, que, segundo ela, era mais densa, ainda que hoje seja mais fácil obter patrocínio.

A partir daí, ela discorreu sobre a importância dos profissionais de teatro, os quais definiu como “matéria dos sonhos”, parafraseando Shakespeare. “Temos de fazer o público acreditar que somos essenciais, imprescindíveis, se não, não o atingimos. Isso tem de ser muito forte. Não é possível alcançar uma ‘luz’, se não tivermos essa loucura.”

Mantendo sempre o tom de voz sério, mas levando o público aos risos quando fazia algum comentário demasiadamente realista ou irônico, Fernanda voltou, mais uma vez, ao passado para comentar as fases do teatro das quais participou. “Vivíamos ensaiando de 12 a 14 horas por dia. Isso nos preparou para enfrentar textos longos e complicados. Era uma tortura? Era. Era impossível? Era. Mas quando me perguntam se eu voltaria a fazer tudo de novo, eu digo que sim.”

A foto da Click! de hoje revive este momento especial da Escola e deixa uma homenagem à esta artista que figura entre as maiores que o Brasil já teve a honra de conhecer.

Parabéns, Fernanda!

Assista ao vídeo da palestra em nosso canal do Youtube.

Uncategorised | 15/ 07/ 2015

Click | Movimento na SP Escola de Teatro