Click! | Eugenio Barba na Escola

Publicado em: 28/11/2012 |

“É necessário formar estudantes criativos, com capacidade de se adaptar, e, ao mesmo tempo, estimular a paixão e motivar a luta contra os critérios e normas implacáveis que gerem nossa profissão, para que, no final, eles possam dizer: ‘eu sou meu criador’. Boa sorte a todos vocês.”

As palavras acima foram ditas pelo diretor italiano Eugenio Barba, no dia 15 de dezembro de 2011, quando ele esteve na sede Brás da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, para um encontro com os aprendizes. O evento fazia parte do seminário Diálogos da SP, que aconteceu durante uma semana inteira e também contou com a participação de Fernanda Montenegro, Jan Ferslev, Aderbal Freire Filho, Reinaldo Montero e Jurij Alschitz.

Na ocasião, o artista ministrou a aula magna “Aprendendo a Aprender”, acompanhado de Julia Varley, atriz que faz parte do Odin Teatret, grupo fundado por Barba em 1964, na Noruega, mas que desde 1966 está sediado na Dinamarca. Foram abordados temas como o teatro coletivo, antropologia teatral, o ofício do diretor, entre outros.

A Click! desta semana revive aquele momento e vai além: aproveita para oferecer um pequeno tira-gosto do que está por vir. Afinal, na próxima semana, nos dias 7 e 8, Barba estará na Escola, onde participa de uma palestra e noite de autógrafos do livro “A Arte Secreta do Ator – Um Dicionário de Antropologia Teatral”, que assina com Nicola Savarese, além de uma Mesa de Discussão, ao lado de Ivam Cabral, Carlos Simioni e Valmir Santos.

(Foto: Arquivo SP Escola de Teatro)

Fique atento ao portal e às redes sociais da Instituição pois, em breve, mais informações sobre esses encontros serão divulgadas!

Texto: Felipe Del

Uncategorised | 15/ 07/ 2015