Click! | Encontros performáticos

Publicado em: 07/05/2014 |

(Foto: André Stefano)

A performance está novamente em evidência na SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco neste semestre. Desta vez, com os “Encontros sobre performance”, que oferece ao público palestra, performance e mesas de discussão com diversos profissionais brasileiros de relevância na área.

Com programação gratuita e aberta ao público, as atividades do evento acontecem todas na Sede Roosevelt da Escola. A abertura foi realizada no dia 9 de abril, com uma palestra ministrada por Coco Fusco, artista cubana radicada nos Estados Unidos.

Depois, no dia 16 de abril, foi promovida a primeira das três mesas previstas pelo projeto – todas com curadoria de Beth Lopes. O encontro, que foi movido pelo tema “O contexto da performance hoje”, reuniu Lucio Agra, Stela Fischer e Gustavo Sol, que também apresentou sua performance.

O evento terá continuidade no dia 14 de maio, na segunda mesa, com mediação de Juliana Moraes. Nela, Matteo Bonfitto, Ana Goldenstein e Cassiano Quilici discutirão o tema “Desafios para um artista da performance”. No mesmo dia, também haverá o lançamento do livro “Entre o ator e o performer – Alteridades – Presenças – Ambivalências”, de Matteo Bonfitto (Ed. Perspectiva).

Encerrando as discussões, no dia 4 de junho, Marcus Bastos, Mário Ramiro e Otávio Donasci tratarão sobre “Performance, imagem e novas tecnologias”. A mediação será de Rodolfo García Vázquez.

A proposta dos Encontros é promover diálogos entre artistas e estudiosos brasileiros, residentes em São Paulo e dedicados à prática da performance em seu amplo sentido. Com estas discussões, pretende-se expandir o debate sobre as possibilidades artísticas e investigativas neste campo de linguagens híbridas, em que não se impõe limite para o exercício da arte. “Queremos criar um espaço de reflexão sobre a pluralidade das experiências performativas que exploram um modo de pensar, ver e fazer que emerge da cultura de nossa época”, explica Ivam Cabral, diretor executivo da Instituição.

A Click! de hoje vem justamente nesse clima performático. A foto, feita por André Stefano, mostra a performance de Gustavo Sol, que lançou mão de projeções para atingir o efeito esperado.

Texto: Felipe Del

Click! | 15/ 07/ 2015