Click! | Donato Sartori, o mascareiro mascarado

Publicado em: 18/12/2013 |

(Foto: Cristiane Camelo)

Quem está por trás dessa máscara é Donato Sartori, filho de Amleto Sartori e, como o pai, um dos principais mascareiros do mundo. A demonstração aconteceu na Sede Roosevelt da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, no dia 3 de dezembro, durante o lançamento do livro “A arte mágica” (Editora É Realizações), assinado pelos Sartori.

Na ocasião, Donato ministrou, com Paola Piizi, a palestra “A máscara no mundo”, na qual mostrou algumas de suas criações.

Elaborado sob a curadoria de Carmelo Alberti e Paola Piizzi, o livro reúne textos de autores tão díspares entre si quanto o antropólogo Claude Lévi-Strauss, o historiador Jean-Claude Schmitt, o diretor teatral Giorgio Strehler, os atores Jacques Lecoq e Jean-Louis Barrault, organizados de maneira a abordar a natureza da máscara e o papel social por ela desempenhado.

A publicação também passeia pela história da máscara, buscando suas origens, narrando as lendas relacionadas a elas e contando as dificuldades da redescoberta do ofício do mascareiro (escultor de máscaras) e das técnicas de elaboração das máscaras. Ganham espaço, claro, testemunhos pessoais dos Sartori e de colaboradores próximos a eles, bem como descrições de como os longos anos de trabalho culminaram na criação do Museu Internacional da Máscara, em Abano Terme (Itália).

Todo esse conteúdo é acompanhado por fotos que documentam as diferentes etapas da pesquisa e das atividades do Centro Máscaras e Estruturas Gestuais e por um catálogo de máscaras elaboradas pelos Sartori e sua arte mágica.

Click! | 15/ 07/ 2015

Click | Movimento na SP Escola de Teatro