Click! | Commedia Dell’Arte

Publicado em: 03/12/2014 |

(Foto: Cristiane Camelo)

O ator italiano Enrico Bonavera, considerado um dos maiores expoentes do mundo na Commedia Dell’Arte e ator no renomado Piccolo Teatro de Milão desde 1987, orientou um curso de Extensão Cultural na SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco no primeiro semestre de 2014.

No curso “Commedia Dell’Arte”, ele conduziu os participantes na compreensão da linguagem do realismo estilizado, no uso da máscara na Commedia dell’arte, no estudo e conhecimento dos principais personagens da Commedia e seus gestos e posturas e na prática da improvisação por meio de um canovaccio (roteiro) com a montagem de cenas tradicionais.

Durante os encontros, que totalizaram 64 horas, foram desenvolvidos exercícios coletivos e individuais sobre a linguagem do corpo: ritmo, energia, articulações expressivas, numa descoberta da força expressiva e das técnicas da máscara.

Enrico Bonavera formou-se no Odin Teatret com Eugenio Barba e estudou teatro cômico popular e máscara com Ferruccio Soleri, o mais famoso Arlecchino do mundo. Além da Commedia Dell’Arte, possui vasta experiência no teatro de investigação e na linguagem do clown.

No Piccolo Teatro de Milão, sob a direção de Giorgio Strehler, interpreta, há mais de 15 anos, o personagem-título do espetáculo “Arlecchino, servidor de dois patrões”, de Carlo Goldoni. Foi premiado pela Associação de Críticos Teatrais Italianos em 2007 e, no mesmo ano, recebeu o Arlecchino D’Oro, máximo reconhecimento no gênero.

A foto da Click! desta semana, feita por Cristiane Camelo, mostra atividades do último dia de aula do curso.

Uncategorised | 15/ 07/ 2015

Click | Movimento na SP Escola de Teatro