Click! | Beto Bruel e a luz

Publicado em: 13/11/2013 |

(Foto: André Stéfano)

Com as luzes apagadas e apenas um projetor iluminando o ambiente. Assim se passou boa parte da palestra ministrada pelo iluminador paranaense Beto Bruel, na última sexta-feira (8), na Sede Roosevelt da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.

O artista, que é tido como um dos principais iluminadores do Brasil, falou, principalmente, sobre o espetáculo “Não sobre o amor” (2008), relatando o passo a passo da criação do projeto de iluminação para a montagem, que foi dirigida pelo encenador Felipe Hirsch. O trabalho nesta peça rendeu ao artista o Prêmio Shell/RJ de melhor iluminação de 2008 e a medalha de ouro no World Stage Design, em Seul (Coreia do Sul).

Além desse trabalho, Bruel foi premiado por vários outros: em quase 40 anos de profissão, recebeu nada mais, nada menos que 19 Prêmios Gralha Azul, 6 Prêmios Poty Lazarotto e 3 Prêmios Shell de Melhor Iluminador.

A foto da Click! de hoje, feita por André Stéfano, mostra o iluminador durante a conversa com o público. Naquele momento, existia apenas um ponto de luz, bem fraca, sobre ele.

Texto: Felipe Del

Click! | 15/ 07/ 2015