Click! | Azulejos de Memórias

Publicado em: 06/02/2013 |

(Foto: Leandro Nunes)

No primeiro dia de aula de 2013 na SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, que aconteceu durante o Território Cultural do último sábado (2), o artista plástico Juvenal Irene lançou uma proposta para os novos aprendizes. Eles deveriam expressar sua capacidade criativa por meio de um formato que não era aquele com o qual estão mais habituados – o teatro –, mas, sim, pelas artes plásticas.

O ritual, que já se tornou tradição na recepção da Escola aos ingressantes, pretende trabalhar a ideia de pertencimento, uma vez que os azulejos pintados são afixados às paredes da Instituição, como lembrou seu diretor executivo, Ivam Cabral, na ocasião: “Esse momento reforça a ideia de pertencimento. Esse lugar é de vocês, é nosso. Assim, vocês estão deixando suas pegadas aqui para sempre. Que a gente comece a redefinir o conceito de público porque o público é nosso. Que nos pertençamos!”.

Então, usando aventais e munidos de pincel e tinta epóxi, lá foram os aprendizes para sua aventura pelo terreno da pintura em cerâmica. E, como a sensibilidade é característica comum a todos os artistas, os resultados fizeram Juvenal tecer muitos elogios aos aprendizes e suas obras de arte.

A seção Click! desta semana resgata esse dia, com a fotografia de um azulejo sendo pintado por uma das aprendizes. Na bela imagem, uma artista flutua levemente sob a luz de um holofote.

Texto: Felipe Del

Uncategorised | 15/ 07/ 2015