Click! | As rãs

Publicado em: 25/02/2015 |

(Foto: Arquivo SP Escola de Teatro)

Entre os dias 16 e 20 de novembro de 2010, aprendizes da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco compartilharam com o público o Experimento do Módulo Amarelo, inspirados nos textos “Santa Joana dos Matadouros”, de Bertold Brecht; “Hamlet Machine”, de Heiner Muller; “As troianas”, de Eurípedes; “O rei da vela”, de Oswald de Andrade; “Ubu Rei”, de Alfred Jarry; “Sonho de uma noite de verão”, de Shakespeare; “Macunaíma”, de Mário de Andrade; e “As rãs”, de Aristófanes.

Durante o Experimento, a proposta da Escola era fazer com que os aprendizes imaginassem que mesmo as ruínas e locais abandonados no Brás, bairro onde a Escola mantinha sua Sede, pudessem se constituir em um território teatral. Para os aprendizes, cabia descobrir estes indícios e revelar o teatro que existe nesse bairro, um teatro que talvez não seja tão representativo ou desempenhe o mesmo papel social do teatro contemporâneo, mas que também revela histórias e sonhos.

E assim se fez. Além da Sede da Instituição, uma fábrica abandonada e outros quatro espaços foram selecionados para a realização do Experimento: o Espaço Arsenal da Esperança, a Associação Promotora de Instrução e Trabalho para Cegos (APIC), a Escola de Samba Mocidade da Mooca, todos entre as estações Brás e Bresser do Metrô, na Zona Leste de São Paulo.

A foto da Click! desta semana traz o registro fotográfico de “As rãs”, destacando o então aprendiz de Humor Gabriel Granado.

Outra agradável surpresa foi a seleção do projeto de cenário do Experimento, entre inúmeros outros de todo o Brasil, para a 12ª Quadrienal de Praga 2011, na República Tcheca – o mais importante evento da área de cenografia de todo o mundo.

Em 2015, a propósito, a Escola voltará à Quadrienal, com mais cinco projetos concebidos por seus aprendizes e orientados pelos artistas convidados Adriana Vaz e Marcio Tadeu, pela formadora do curso de Cenografia e Figurino, Telumi Hellen, e por J.C. Serroni, coordenador dos cursos de Cenografia e Figurino e Técnicas de Palco.

Uncategorised | 15/ 07/ 2015

Click | Movimento na SP Escola de Teatro