Click! | Aprendendo com Suzanne Osten

Publicado em: 09/10/2013 |

Mais uma vez, a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco abre suas portas para artistas suecos. Quem está na Instituição dessa vez é a diretora, dramaturga e professora Suzanne Osten, diretora artística do Teatro Unga Klara desde 1975.

Nesta visita, ela, que vem acompanhada pelo ator Gustav Deinoff, irá ministrar uma palestra pública na Escola, na próxima segunda-feira (14), na Sede Roosevelt da Instituição. O tema do encontro será “Teatro para a juventude, arte e sobrevivência”. Também participam a atriz Cilla Thorell e psicanalista e dramaturga Ann-Sofie Bárány, também suecas.

A palestra levantará uma discussão sobre temas como o novo drama, a nova consciência sobre a infância e o “babydrama”, teatro para bebês de 6 meses a 1 ano de idade.

Além dessa conversa, Suzanne está ministrando um workshop para aprendizes e formadores da Escola, trabalhando questões que perpassam pelo Teatro para Juventude. Gustav Deinoff também participa das aulas, que vão até o dia 18 de outubro.

A proposta é criar um grupo multidisciplinar, formado por artistas, aprendizes e interessados na temática para que a Escola possa criar um espaço de troca com Suzanne.

“Os elementos levantados no workshop coordenado pela artista farão parte das proposições que trabalharemos em 2014 na Escola e na Suécia”, explica Joaquim Gama sobre o intercâmbio. Os encontros ganham continuidade nos dias 9, 11, 14, 15, 16 e 18.

A parceria com Suzanne surgiu ainda em março deste ano, durante a viagem de Ivam Cabral, Rodolfo García Vázquez, Joaquim Gama e Dani Biancardi à Suécia. Naquela oportunidade, após reuniões com a Universidade de Teatro e Cinema de Estocolmo (conhecida como SADA), instituição com quem a Escola mantém parceria desde o ano passado, ficou acordado que, a partir de 2014, a Real Academia de Estocolmo, responsável pelo curso de Atuação da SADA e a SP Escola de Teatro utilizarão o mesmo Eixo Temático, Operador e Material de Trabalho para o desenvolvimento de seus projetos pedagógicos.

Também ficou decidido que quem ajudaria nessa empreitada seria Suzanne Osten, diretora artística do Unga Klara Theatre (uma divisão do Teatro Municipal de Estocolmo). “Ela é um dos nomes mais importantes da cena sueca e atuará como supervisora pedagógica de ambas as escolas por um semestre”, comenta Ivam Cabral, diretor executivo da SP Escola de Teatro.

A foto da Click! desta semana mostra o primeiro encontro do workshop de Suzanne, com o assistente da diretoria executiva Óscar Silva traduzindo e mediando os exercícios passados pela sueca.

Palestra pública com Suzanne Osten

Quando: Segunda-feira (14), às h