Click! | Ações formativas em dança

Publicado em: 27/08/2014

(Foto: Cristiane Camelo)

 

A foto da Click! de hoje mostra, da esquerda para a direita, Rosana Cunha, Ismael Ivo, Ivam Cabral e Cléo Miranda, reunidos numa mesa de discussão que tratou sobre teatro/dança e o processo de criação do projeto Biblioteca do Corpo 2014, idealizado pelo coreógrafo e bailarino Ismael e realizado em uma parceria entre a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, instituição da Secretaria da Cultura do Estado, o Sesc e o ImPulsTanz Festival.

 

O encontro foi realizado nesta segunda-feira (25), na Sede Roosevelt da Escola, como uma das ações formativas do programa. No dia seguinte, foi promovida outra mesa, integrando, além de Ismael, Marcel Kaskeline e Gabrielle Frauendorf, para discutir cenografia e figurinos.

 

Além das discussões, os artistas levarão ao público um espetáculo de dança criado durante o programa. Com direção e coreografia de Ismael Ivo, “Erêndira” será apresentado em formato pocket (uma versão mais curta) e especial hoje (27), às 20h, na Fábrica de Cultura Jardim São Luís, e amanhã (28), às 19h, na Fábrica de Cultura Brasilândia. Nas duas sessões, gratuitas, Ismael Ivo e os bailarinos farão uma espécie de “desconstrução” da montagem, compartilhando com o público detalhes do processo de criação e outros aspectos importantes da obra.

 

Fora da cidade de São Paulo, haverá, no próximo sábado (30), às 20h30, uma apresentação da versão pocket no Teatro Estadual de Araras. O ingresso custa R$2 (inteira) e R$1 (meia).

 

Finalizando a programação, a SP Escola de Teatro também recebe, gratuitamente, no dia 2 de setembro, às 19h, uma sessão da versão pocket de “Erêndira”.

 

O espetáculo é inspirado no realismo fantástico do autor colombiano Gabriel García Márquez (1927-2014) em torno da história de uma jovem prostituta. A coreografia trabalha a culpabilidade (responsabilidade) coletiva e a disciplina individual, entre a dependência econômica e a identidade cultural. O resultado é um contexto em que a vida encontra o sucesso e é obrigada a sair de suas condições insuportáveis ou mesmo impossíveis, recriando um mundo improvisado, um mundo novo ainda não concluído, mas já em ruínas.

 

Saiba mais sobre a montagem.

 

Biblioteca do Corpo

Criado e desenvolvido pelo coreógrafo, professor e bailarino Ismael Ivo, o projeto Biblioteca do Corpo surgiu como um método especial para orientar e treinar jovens profissionais, com o intuito de permitir que os bailarinos sigam em busca de suas identidades artísticas e alcancem nível individual de excelência.

 

Neste ano, o projeto teve três fases em Viena. Na primeira, professores compartilharam seus conhecimentos com alunos em master-classes, durante duas semanas. Na segunda, os bailarinos participaram de um programa de educação individual dentro do ImPulsTanz Festival, sob a orientação de Ismael Ivo. E, na terceira fase, Ismael Ivo desenvolveu uma coreografia inédita com os bolsistas para apresentações em Viena e São Paulo.

 

O Biblioteca do Corpo proporciona, ainda, participação em eventos formativos, com uma série de ações especiais que compreendem aberturas e demonstrações de processo, mesa de discussão sobre vertentes contemporâneas de formação, atuação e performance nas artes da cena.

 

Texto: Felipe Del

Relacionadas:

Uncategorised | 15/ 07/ 2015

Click | Movimento na SP Escola de Teatro

SAIBA MAIS

Click! | 17/ 06/ 2015

Click | Experimento Verde

SAIBA MAIS

Click! | 21/ 05/ 2015

Click! | Uma conversa com Raquel Rolnik

SAIBA MAIS