Click! | A Fala Mais Potente

Publicado em: 11/07/2012 |

Experimento do Núcleo 2 noTerritório Cultural do Módulo Verde (Foto: Andre Stefano)

O Território Cultural da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco é uma data especial, quando os aprendizes abrem suas salas de trabalho para mostrar suas investigações cênicas. Trata-se de um espaço que tem a cultura como principal “moeda de troca”.

E é um flagra do Território Cultural do último sábado (7), na sede Brás da Instituição, que ilustra a seção Click! desta semana. Na foto, o trabalho dos integrantes do núcleo 2 do Módulo Verde, que optaram por abordar a questão moral e religiosa das classes menos favorecidas e a homossexualidade. Como base para seu Experimento, os aprendizes utilizaram o texto “Bella Ciao”, de Luiz Alberto de Abreu.

“O silêncio da personagem travestida, sua dor feita de meias palavras, acabaram por enriquecer a cena e nos fazer imaginar desdobramentos possíveis e impossíveis, na qualidade de espectadores”, relata Lucienne Guedes, atriz, diretora e dramaturga, que foi convidada pela Escola para acompanhar os trabalhos e descrever a experiência em quatro textos.

Lucienne deu o título “Aquilo Que Não É Dito Pode Ser a Fala Mais Potente” ao texto em que citou as palavras acima. E, com o mesmo efeito que o silêncio tem de explicar sem tentar fazê-lo com palavras, a foto da Click! desta semana explora a potência que há no simples ato de “não dizer”.

Texto: Gabriel Gilio

Click! | 15/ 07/ 2015