Cleomacio Inacio, estudante da SP, realiza performance digital para homenagear vítimas da COVID neste domingo, 19

Publicado em: 18/12/2021 |

Neste domingo, 19, às 15h, Cleomacio Inacio, estudante de humor da SP, realizará uma performance digital em homenagem às vítimas da COVID-19. O evento consiste em recitar o nome de cerca de 7 mil nomes de pessoas que foram perdidas no infortúnio da pandemia. Será feito em uma transmissão ao vivo via Youtube e estará aberta para visitação.

Nomeada “Ninguém é só mais um”, e com uma duração total de 7 horas ininterruptas, a performance é um ritual que evoca pelo nome aqueles transformados em números. O isolamento social foi um fator de grande dificuldade em múltiplos aspectos, pro meio artístico e performático se revelou extremamente desafiador, no entanto a arte se reinventou e encontrou novas maneiras de veicular seu conteúdo, muitas vezes, cumprindo seu papel de atuação sócio-política. Cleomacio enxergou em seu trabalho a possibilidade de trazer à luz a problemática da negligência governamental, conscientizando sobre a reversão das imagens de pessoas para números, em uma constante desumanização dessas. Sobre o seu trabalho, ele afirma:

“Chegamos ao lamentável número de 617 mil mortes no Brasil das quais boa parte seria evitada não fosse a política negacionista e genocida do atual presidente. A ação busca citar e chamar pelos nomes aqueles que foram transformades em números. Que não percamos a capacidade de nos indignar perante o absurdo!”.

Ex-aluno da Escola de Arte Dramática da ECA-USP, o artista atualmente estuda no curso técnico de humor oferecido pela SP escola de teatro. O curso de Humor está voltado para a formação de humoristas e comediantes, capacitando-os para a atuação cênica, desenvolvendo suas aptidões de corpo e voz para o jogo cênico. São contempladas a formulação de arquétipos, criação de personagens e a elaboração de uma dramaturgia cômica. Busca-se formar um ator com visão crítica, com ênfase no humor, que contextualize sua obra e compreenda a dimensão histórica da função social do riso. O curso estará sintonizado com o fazer e o saber teatral de seu tempo. Trata-se de uma formação interdisciplinar com as outras artes do palco oferecidas pela Escola.

Notícias | 25/ 04/ 2024

3º episódio da segunda temporada do podcast SP Transvisão chega ao Spotify

Notícias | 25/ 04/ 2024

SP Escola de Teatro lança livro em parceria com Universidade de Gdańsk, da Polônia