SP Escola de Teatro

Cleomacio Inacio, estudante da SP, realiza performance digital para homenagear vítimas da COVID neste domingo, 19

Neste domingo, 19, às 15h, Cleomacio Inacio, estudante de humor da SP, realizará uma performance digital em homenagem às vítimas da COVID-19. O evento consiste em recitar o nome de cerca de 7 mil nomes de pessoas que foram perdidas no infortúnio da pandemia. Será feito em uma transmissão ao vivo via Youtube e estará aberta para visitação.

Nomeada “Ninguém é só mais um”, e com uma duração total de 7 horas ininterruptas, a performance é um ritual que evoca pelo nome aqueles transformados em números. O isolamento social foi um fator de grande dificuldade em múltiplos aspectos, pro meio artístico e performático se revelou extremamente desafiador, no entanto a arte se reinventou e encontrou novas maneiras de veicular seu conteúdo, muitas vezes, cumprindo seu papel de atuação sócio-política. Cleomacio enxergou em seu trabalho a possibilidade de trazer à luz a problemática da negligência governamental, conscientizando sobre a reversão das imagens de pessoas para números, em uma constante desumanização dessas. Sobre o seu trabalho, ele afirma:

“Chegamos ao lamentável número de 617 mil mortes no Brasil das quais boa parte seria evitada não fosse a política negacionista e genocida do atual presidente. A ação busca citar e chamar pelos nomes aqueles que foram transformades em números. Que não percamos a capacidade de nos indignar perante o absurdo!”.

Ex-aluno da Escola de Arte Dramática da ECA-USP, o artista atualmente estuda no curso técnico de humor oferecido pela SP escola de teatro. O curso de Humor está voltado para a formação de humoristas e comediantes, capacitando-os para a atuação cênica, desenvolvendo suas aptidões de corpo e voz para o jogo cênico. São contempladas a formulação de arquétipos, criação de personagens e a elaboração de uma dramaturgia cômica. Busca-se formar um ator com visão crítica, com ênfase no humor, que contextualize sua obra e compreenda a dimensão histórica da função social do riso. O curso estará sintonizado com o fazer e o saber teatral de seu tempo. Trata-se de uma formação interdisciplinar com as outras artes do palco oferecidas pela Escola.