Cláudia Vasconcellos Fala de Literatura e Dramaturgia

Publicado em: 12/12/2012 |

“A Morte da Literatura” e “A Procura do Belo”. Eis os nomes das videoaulas que foram publicadas no canal do Youtube da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, na semana passada, com a proposta de estimular uma discussão sobre o tema: “A Literatura Pelo Olhar do Dramaturgo”.

Após compartilhar os materiais teóricos, nesta quinta-feira (13), às 16h, a Escola promove, aqui no portal, um Bate-Papo Online especial com a dramaturga Cláudia Vasconcellos, que vai esclarecer as dúvidas dos internautas acerca dos vídeos e do assunto.

Cláudia Vasconcellos é a convidada do Bate-Papo Online desta semana

Integrando o SP Online, programa de ensino a distância coordenado pelo setor de Extensão Cultural da Instituição, os vídeos do projeto foram produzidos pela TV Cultura e pela Cia. das Notícias e apresentam conteúdo artístico e didático.

“A literatura morreu? O livro é um objeto obsoleto? A palavra literária pode nomear o inominável? É na literatura que está o segredo da palavra sagrada? Estas e outras questões fascinantes, como musas, forma e o conceito de belo, são respondidas por nomes importantes como Haroldo de Campos, Bruno Tolentino, Waly Salomão, José Paulo Paes, João Cabral de Melo Neto, Alice Ruiz. A diferença de cada resposta nos convida a pensar na nossa posição em relação à literatura hoje, ou, ao menos, encarar as nossas dúvidas e inquietações diante de um campo tão vasto”, comenta Cláudia.

Sobre Cláudia Vasconcellos

A participante é formada em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH), da Universidade de São Paulo (USP), instituição na qual defendeu também seu Mestrado em Ética e Política e seu Doutorado em Teoria Literária.

Cláudia trabalha como dramaturga desde 1994, envolvendo-se com teatro adulto e infanto-juvenil. Sua peça de estreia foi “Inventa-Desinventa”. Desde então, escreveu, também para o público infantil, “As Roupas do Rei” (2002), “Assembleia dos Bichos” (2005), “O Tesouro de Balacobaco” (2007) e “Espiral do Tempo” (2009).

A dramaturga iniciou no teatro adulto em 1998, como dramaturgista do espetáculo “Irmãs do Tempo”, em parceria com Carlos Alberto Soffredini. Seus trabalhos de maior destaque foram “Lágrima de Vidro” e “Cata-Dores”, ambos de 2007.

Entre os prêmios recebidos estão: o Grande Prêmio da Crítica pela APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte); o Prêmio de Melhor Texto MinC (Ministério da Cultura) e o Prêmio Coca-Cola Femsa de Melhor Texto.

É, também, uma das fundadoras do núcleo Dramáticas em Cena e da Cia. Teatro do Tempo. Na área pedagógica, Cláudia também ministrou aulas na editora Terracota e no curso de Dramaturgia da SP Escola de Teatro.

Bate-Papo Online: Cláudia Vasconcellos

Tema: “A Literatura Pelo Olhar do Dramaturgo”

Quando: Quinta-feira (13), das 16h às 17h

www.spescoladeteatro.org.br/chat