Clã do Jabuti

Publicado em: 23/11/2011 |

(Arte: Rodrigo Meneghello)

Obras do escritor brasileiro Mário de Andrade nortearam a criação de um novo roteiro para teatro. Foi assim que surgiu o exercício cênico “Não Vim no Mundo Pra Ser Pedra”, realizado por um grupo de aprendizes do Módulo Vermelho da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.

A diretora do grupo, Antonia Mattos, explica que o grupo foi “atravessado” por “O Carro da Miséria”, “Mucanaíma” e “Clã do Jabuti”. “A partir disso, nós fizemos uma releitura e construímos outro texto”, completa. Para se aprofundar na história do “poeta inspirador”, o grupo recebeu a presença de alguns artistas convidados, como Leandro Pazzini, Lincoln Antonio e Luciana Viacava.

Antonia explica, ainda, qual é a história central da proposta. “Um bando chega em São Paulo. Daí em diante, nós trabalhamos o conceito de conjuração – e a impossibilidade da mesma – do povo brasileiro. Além disso, mostramos o trabalho como forma de exploração do indivíduo.”

Com a presença de atores do curso de Humor, a diretora explica que a dramaturgia foi constituída, ainda, por cenas de comédia, como no momento em que fazem uma paródia com a história do Brasil. A apresentação também foi marcada pelo uso de máscaras, ideia surgida após as conversas com os artistas-convidados.

Outro componente bastante presente na apresentação é a dança típica de Pernambuco “Cavalo Marinho”. Para embasar a sonoplastia, desenvolvida pelos aprendizes Fabricio Cardial e Janis Narevicius, foi estudada a música popular brasileira.

Para saber sobre o horário e o local dessa e de outras apresentações, clique aqui

Atuação: Inara Souza e Renato Macedo

Cenografia e Figurino: Raquel Pavanelli e Manuela Ribeiro

Direção: Antonia Mattos