EN | ES

Cia. Mungunzá encena ‘Luis Antonio – Gabriela’ no Itaú Cultural

Publicado em: 23/06/2016 |

Luis Antonio – Gabriela estreou em 2010
 
A premiada peça “Luis Antonio – Gabriela”, da Cia. Mungunzá de Teatro, ganha duas novas sessões gratuitas no Itaú Cultural, nos dias 25 e 26 de junho. A montagem narra a trajetória do irmão mais velho do diretor Nelson Baskerville, Luis Antonio, vítima da violência de uma família que não aceitava a identidade de gênero com a qual ele se identificava.
 
Em plena ditadura militar, o protagonista decide enfrentar seus opressores e muda-se para a Espanha, sob a identidade de Gabriela. Logo ela se torna uma figura conhecida na noite europeia.
 
A peça começa em 1953, com o nascimento de Luis, o filho mais velho de cinco irmãos, que passou a infância e adolescência em Santos, no litoral de São Paulo. Aos oito anos, o garoto descobre a homossexualidade e inicia uma busca pela sua identidade de gênero. A história termina em 2006, quando Gabriela morre na cidade espanhola de Bilbau.
 
A ideia é apresentar ao público essa transformação a partir de diferentes pontos de vista, como do irmão caçula que foi abusado sexualmente; da irmã que sai pelo mundo em busca do corpo de Gabriela; do pai que não reconhecia o filho travesti; e dos amigos e colegas de trabalho, que viam a figura da protagonista com uma mistura de admiração e estranhamento.
 
O espetáculo, que estreou em 2011, recebeu alguns dos mais importantes prêmios teatrais do estado, como o Shell, da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) e  da Cooperativa Paulista de Teatro (CPT). O elenco da montagem original contou com a participação de Marcos Felipe, Lucas Beda, Sandra Modesto, Verônica Gentilin, Virginia Iglesias e Day Porto.
 
Serviço
Luis Antonio – Gabriela, da Cia. Mungunzá de Teatro
Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149, Bela Vista
25 de junho, 20h, e 26 de junho, 19h
Grátis (retirar ingressos uma hora antes da sessão)
 
 

Relacionadas:

Uncategorised | 16/ 04/ 2024

Premiado musical ‘Bertoleza’ ganha nova temporada, gratuita, no Teatro Paulo Eiró

SAIBA MAIS

Uncategorised | 09/ 11/ 2023

Palestra com a artista sul-africana, Ntando Cele, acontece na SP Escola de Teatro nesta sexta (10)

SAIBA MAIS

Uncategorised | 20/ 09/ 2022

Pamy Rodrigues, artista egressa da SP, assina direção de espetáculo feminista inspirado no conto O Papel de Parede Amarelo

SAIBA MAIS