Cia do Passáro estreia espetáculo com texto francês sobre amor LGBTQIAP+ em vários teatros paulistas

Publicado em: 12/08/2022 |

Foto: Giba Freitas.

Nesta sexta-feira, 12, às 15h, acontece a estreia do espetáculo História de Amor – Últimos Capítulos, no Museu Chácara Lane. Com dramaturgia do consagrado autor francês Jean-Luc Lagarce, a narrativa leva o público para uma imersão no universo LGBTQIAP+, na qual são revelados os percalços e desenlaces de um romance vivido por dois homens e uma pessoa não-binária. A temporada segue em cartaz em diversos teatros de São Paulo nos dias 13, 14, 20, 27 e 28 de agosto, e as apresentações são gratuitas com retirada de ingresso no local do evento.

Eunice Prudente, conselheira da ADAAP, lê carta destinada para o povo brasileiro no ato pela democracia na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco, da USP

A montagem é promovida pelo Circuito Municipal de Cultura, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, e uma de suas peculiaridades reside na natureza do discurso linguístico, no qual as palavras muitas vezes trazem e provocam contradições. Os personagens são nomeados de acordo com suas características, o homem cis branco chama-se o Primeiro Homem, já o cis negro é denominado o Segundo Homem e o terceiro, não-binário, é conhecido como A Mulher. No texto original francês, a trama se desenrola quando um dos protagonistas envolvidos no romance decide compartilhar com o público as reminiscências da experiência que viveu a três, reelaborando nos palcos suas lembranças e dilemas. A peça ainda vai além ao trazer uma metáfora relacionada ao amor pela escrita e pelo teatro.

Marcelo Oriani, artista egresso de humor e dramaturgia da SP, lança livro com protagonista trans

Alê Marba, André Mendes e Dawton Abranches, dirigidos por Silvana Garcia, interpretam os personagens principais. Eles são artistas formados e que se conheceram na Escola de Arte Dramática da USP (EAD-ECA-USP), lá enxergaram na dramaturgia de Lagarce a possibilidade de construírem um espetáculo teatral que transpusesse muito de suas vivências pessoais e das relações com seus corpos físicos e sociais. Nesse sentido, o experimento cênico também propõe silêncios cheios de significado e uma metalinguagem que é preenchida pela participação do espectador na apreensão do que é dito.

Programa Oportunidades abre chamamento para empréstimo de equipamentos de acesso à internet

Cia do Pássaro

Nascida em 2011, a Cia do Pássaro foi criada por Alessandro Marba e Dawton Abranches, dois artistas interessados no estudo de estéticas, conceitos e formas de fazer de teatral. Em 2012, a companhia abriu sua sede no Centro de São Paulo e começou a desenvolver diversos projetos entre espetáculos, mostras e atividades culturas. Fazem parte de seu repertório os espetáculos: Anjo Caído (2012), Oriki – Kongeriget-Ifé (2014), peça indicada ao Prêmio Aplauso Brasil, Titito (2015), Projeto 3×1 (2015), Baquaqua – Documento Dramático Extraordinário (2015), Nomen (2018), entre outros.

Confira abaixo a programação completa e os locais de apresentação:

– 12/08 |15h| – Museu Chácara Lane (Rua da Consolação, 1024 – Consolação) Ao lado do metrô Mackenzie.

– 13/08 |13h| – Museu Solar da Marquesa (Rua Roberto Simonsen, 136 – Sé) Ao lado do Pátio do Colégio.

– 14/08 |18h| – Centro Cultural da Diversidade (R. Lopes Neto, 206 Itaim Bibi) @ccdiversidade

– 20/08 |21h| e 21/08 |19h| – Teatro Alfredo Mesquita (Av. Santos Dumont, 1.770, Santana) @teatroalfredomesquita

– 27/08 |21h| e 28/08 |19h| – Teatro Arthur Azevedo (Av. Paes de Barros, 955, Mooca) @teatroarthurazevedosp.

Dramaturgia: Jean Luc Lagarce.
Direção e Tradução: Silvana Garcia
Elenco: Alê Marba
André Mendes
Dawton Abranches.