Cia. Balagan Promove Sessão de Filme e Debate

Publicado em: 11/12/2012 |

Cartaz do filme “Medea Material”, dirigido pelo russo Anatoly Vassiliev (Foto: Divulgação)

Como a gente já contou por aqui, está sendo realizada, na Sede Roosevelt da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco, a Mostra “Recusa e Prometheus: uma Simetria Invertida”, que apresenta os dois mais recentes espetáculos da Cia. Balagan, “Recusa” e “Prometheus – A Tragédia do Fogo”. O evento conta, ainda, com encontros reunindo artistas e estudiosos, exibição de filmes e uma apresentação musical.

Nesta terça-feira (11), por exemplo, às 20h, será exibido o filme “Medea Material”, dirigido por Anatoly Vassiliev. Já na quarta-feira (12), no mesmo horário, Álvaro Machado, Suzi Frankl Sperber e Cassiano Sydow Quilic participam do encontro “Um Olhar Sobre os Espetáculos ‘Recusa’ e ‘Prometheus’”. As duas atividades são gratuitas.

Sobre Recusa e Prometheus
O primeiro espetáculo em cartaz no espaço é “Recusa”, protagonizado por Eduardo Okamoto e Antônio Salvador, que ontem (10) à noite conquistaram, ambos, em empate, o troféu de Melhor Ator na APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte),  cuja cerimônia de premiação será em março. A peça se passa em 2008, quando dois índios da tribo Piripkura – que até então era dada como extinta – aparecem perto de uma fazenda em Rondônia, virando notícia em todo o País. Com texto assinado por Luís Alberto de Abreu e direção de Maria Thais, a peça tem sessões de quinta a domingo.

Já em “Prometheus – A Tragédia do Fogo”, vencedor do Prêmio Shell de Teatro na categoria Música, as vozes dos atores-narradores, das personagens do mito e do coro se sobrepõem e se articulam no relato dos diversos eventos que compõem o mito prometéico – a criação do homem, a separação dos deuses e dos homens, do homem e da natureza, dos irmãos Prometeu/Epimeteu, o roubo do fogo sagrado, a condenação do titã ao Cáucaso, entre outros temas. Atualmente, só “Recusa” segue em cartaz na Sede Roosevelt.

Filme: “Medea Material”
Quando: Hoje, às 20h
Praça Roosevelt, 210 – Consolação

Encontro: “Um Olhar Sobre os Espetáculos ‘Recusa’ e ‘Prometheus’”