Chorinho reúne Denise Fraga, Cláudia Mello e Fauzi Arap

Publicado em: 16/10/2012 |

Denise Fraga em “Chorinho”: ganhadora do prêmio APCA de Melhor Autor 2007, a peça trata da vida urbana com delicadeza, poesia e humor (Foto: João Caldas/Divulgação)

Uma homenagem ao encontro dá a tônica a “Chorinho”, peça que celebra a inédita reunião de Denise FragaCláudia Mello e Fauzi Arap. Cláudia Mello foi dirigida em 1993, por Fauzi, em “Adorável Desgraçada”. Denise foi dirigida por Fauzi, em 1995, em “A Quarta Estação”. Denise e Cláudia dividiram palco e camarim em “A Alma Boa de Setsuan” (2008-2010), e não paravam de falar no Fauzi. O desejo de estarem todos juntos se concretiza agora em “Chorinho”. Além de autor, Fauzi Arap divide a direção com Marcos Loureiro (“Hotel Lancaster”, “Delicadeza”, “La Musica”).

Na montagem, que estreia amanhã (17), no Teatro Eva Herz, duas vidas se entrelaçam no meio de uma praça: a de uma solteirona aposentada (Cláudia Mello) com uma estranha moradora de rua (Denise Fraga). De um lado estão preconceitos e solidão; de outro, lucidez, loucura – e mais solidão.

“O universo conspirou a nosso favor. Já existia uma grande afinidade cênica e pessoal entre Fauzi, Denise e eu. É um prazer interagir com esta atriz admirável num texto de um autor que eu sempre tenho a melhor das disposições em trabalhar com o que ele propõe. Love, love, love…“, diz Claudia Mello, que revive nos palcos o papel que interpretou em 2008, ao lado de Caio Blat. Um ano antes, em 2007, a peça havia levado o prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) de Melhor Autor.

Com diálogos repletos de humor e emoção, a peça narra, em sete momentos, a construção da inusitada amizade entre essas mulheres aparentemente tão diferentes.  Uma mora na praça por opção, não aguenta as leis sociais e a hipocrisia do mundo.  A outra é uma senhora solitária que frequenta o lugar, cuida das plantas e tenta preencher o vazio dos dias com aulas de inglês e programas de televisão.

A partir da insistência da mendiga, as duas vão se encontrando dia após dia na praça e, por meio do que dizem, permitem que o espectador vá desenhando suas histórias, pensamentos, medos e solidões. Em diálogos simples e cheios de humor, Fauzi coloca em cena uma profunda e poética filosofia urbana.

“Chorinho”
De Fauzi Arap. Direção: Marcos Loureiro e Fauzi Arap
Quando: Terças e quartas, às 21h. Estreia amanhã (17), às 21h
Onde: Teatro Eva Herz
Avenida Paulista, 2.073 – Cerqueira Cesar
Ingressos: R$ 60
Temporada: até 12 de dezembro.

Texto: Majô Levenstein

Uncategorised | 16/ 04/ 2024