Chipre, Alemanha e Suécia estão na programação de intercâmbio da SP Escola de Teatro

Publicado em: 08/01/2016

Quer estudar em Estocolmo? Gostaria de encenar uma peça de Aristófanes na ilha de Chipre? Que tal uma montagem de Shakespeare na Alemanha? Ficou interessado? Então leia com atenção este texto. 
 
 
Desde sua criação, a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco enxerga os projetos internacionais como uma ferramenta importante no crescimento pedagógico e artístico da Instituição. O intercâmbio cultural intenso da Escola com artistas, teatros, universidades e associações ao longo dos últimos anos comprova a relevância da internacionalização dentro projeto político-pedagógico vigente. 
 
 
A SP Escola de Teatro tem como parceiros institucionais a Universidade das Artes de Estocolmo (Suécia), a Guildhall School of Music and Drama (Inglaterra), a Associação Cultural Mindelact (Cabo Verde), o Teatr Fredry (Polônia) e o Ministério da Cultura da Colômbia, entre outros. 
 
 
Nos próximos anos, como usualmente acontece, a Escola vai selecionar e enviar aprendizes ao exterior. O objetivo dessas ações é fornecer oportunidades de aprimoramento educacional, artístico, pessoal e profissional aos aprendizes, por meio do potencial de ampliar referências que um intercâmbio internacional inerentemente traz. 
 
 
Embora não seja condição imprescindível em todos os projetos, o conhecimento do inglês é fundamental em grande parte dos intercâmbios (assim como na vida profissional de quase todas as áreas de trabalho). Tendo isso em mente, fazemos um apelo para que os aprendizes interessados em realizar intercâmbios dediquem parte de seu tempo livre ao estudo do idioma. 
 
 
Em agosto deste ano, o diretor Brian Michaels vem à Escola para fazer o casting para o espetáculo “Lisístrata”, que será encenado entre abril e maio de 2017 na ilha de Chipre. A montagem será um dos principais eventos no ano em que a cidade de Pafos será uma das capitais europeias da cultura. O espetáculo multiculturalista irá envolver atrizes gregas, turcas, nigerianas, alemãs e 4 (quatro) aprendizes de Atuação/Humor da SP Escola de Teatro. 
 
 
Como acontece todos os anos, em 2016 a Escola irá enviar para Estocolmo mais dois aprendizes para intercâmbio na Universidade das Artes (Uniarts). Os dois últimos a realizarem essa residência participaram durante duas semanas de um workshop com Ariane Mnouchkine, diretora do Théâtre du Soleil, na ilha de Fårö. Concluído o processo, os aprendizes passaram mais 10 (dez) semanas tendo aulas no Departamento de Artes Dramáticas da Uniarts, reconhecido como um dos melhores do mundo. 
 
 
Para 2018,  a SP Escola de Teatro recebeu o convite de enviar todo um Núcleo para encenar um espetáculo no Festival Shakespeare, na Folkwang Universität der Künste (Alemanha). E essas são apenas algumas das ações previstas. Se você não tem um bom conhecimento de inglês, que tal começar a estudar agora mesmo?

Relacionadas:

Intercâmbio | 19/ 12/ 2018

Adaap lança edital de intercâmbio para a SP Escola de Teatro

SAIBA MAIS

Intercâmbio | 29/ 06/ 2018

Confira o resultado final do programa de Intercâmbio Nacional 1/2018

SAIBA MAIS

Intercâmbio | 25/ 06/ 2018

Confira os convocados para entrevistas de seleção do Intercâmbio Nacional

SAIBA MAIS