Cavalo de Troia: Espetáculo gratuito mistura tecnologia e mitologia grega

Publicado em: 27/04/2021 |

Estreou na última segunda-feira, 26, em curta temporada, o espetáculo digital C4V4L0 D3 TR014 (Cavalo de Troia), montagem que mistura mitologia, redes sociais e polarização. As apresentações são gratuitas e estão disponíveis no Youtube até essa sexta-feira, 30.

Fabiano Lodi, artista docente do curso de direção da SP Escola de Teatro, é um dos atores do elenco e também participa da direção e da dramaturgia do projeto. Empolgado, ele revela as inspirações da peça, fundamentada principalmente na figura de Cassandra, personagem da mitologia grega, representando as vozes que emergem contra discursos dominantes e são silenciadas. Além do apagamento dessas figuras, o trabalho também debate a era das redes sociais, o negacionismo, os efeitos da “cultura do cancelamento” e a apropriação cultural.

Fabiano Lodi, novo artista docente de Direção, revela expectativas para o semestre letivo

“Os artistas encontraram no mito grego de Cassandra, nas diferentes fabulações sobre a Guerra de Troia e nas representações da Mulher Exilada, ingredientes relevantes para que forma e conteúdo fossem expressados em uma experiência de teatro digital. A ideia era colocar a Cassandra de Troia passando por esse mundo das redes”, comenta.
A montagem é uma colaboração entre artistas de São Carlos, a Leneus Produtora de Arte e a BiG Produções com apoio do edital ProAC Expresso LAB, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.

Rodolfo García Vázquez é 1° brasileiro a participar do conselho editorial de revista britânica de artes

As primeiras conversas com a sinopse começaram em 2017, mas o desenvolvimento do espetáculo se materializou em 2020, já na pandemia de Covid-19. Por isso, todos tiveram que se adaptar ás ferramentas digitais.
Os integrantes investigaram ferramentas, aplicativos e mídias sociais, em busca de alternativas que colaborassem com a dramaturgia teatral da peça. “Usamos muito as redes sociais para explorar e se comunicar. Fomos descobrindo como fazer, testando através de grupo do WhatsApp e listas de melhores amigos no Instagram”, disse a atriz Ana Garbuio.

A diretora de fotografia Iasha Salerno relatou os desafios durante a gravação do espetáculo, como a impossibilidade da captação das imagens presencialmente. “Foi um processo interessante, a gente aprender a trabalhar de outras formas, principalmente porque o momento que estamos vivendo pede isso. O desafio foi aceitar as limitações que foram colocadas e tirar o melhor proveito delas”, explicou.

C4V4L0 D3 TR014 (Cavalo de Troia)
Quando: de 26 a 30 de abril – Acesso gratuito
Onde: Youtube da Leneus Produtora de Arte
Mais informações: Instagram da Leneus Produtora de Arte