Bravíssimo | Analy Alvarez por Nicolau Radamés Creti

Publicado em: 26/09/2013

Apresentação do livro “De corpo e alma”, de Nicolau Radamés Creti para a Coleção Aplauso da Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, de 2010 (para ler a obra, na íntegra, clique aqui)
 
Conheci a Analy por causa de uma coluna que tenho no jornal Diário de S. Paulo, na qual falo de gente de teatro. Quem nos apresentou foi um amigo em comum, o também ator Paulo Hesse. A identificação foi imediata. Forte, decidida, direta e sem meias palavras, ela foi logo dizendo que não concordava comigo numa série de coisas. Daí para a ideia do livro foi um passo.
 
Fizemos mais de 15 horas de gravações de entrevistas e, apesar da diferença de gerações, o batepapo rolou como se fôssemos velhos amigos. Analy não tem papas na língua. É uma pessoa que sempre soube o que queria. Tomava as decisões e ia em frente, independentemente da opinião dos outros ou de um padrão preestabelecido para toda menina de classe média da época.
 
Foi assim quando decidiu que seria atriz, quando se incomodou com a situação de sua categoria e se juntou a outros colegas para trabalhar pela classe ou quando anunciou que tinha deixado os palcos para seguir outros rumos. Tudo o que ela fez foi de corpo e alma, se entregando por inteiro a todos os seus bjetivos.
 
Não é fácil escrever sobre alguém que, além de atriz, diretora, produtora, professora e dirigente, é também escritora e dramaturga. E das boas! Tive de me despir do ego para assumir a alma e a cara de Analy. E a cada ida e vinda do texto, ela fazia questão de colocar o seu corpo no livro.
 
Apesar da missão quase impossível de contar esta história, espero ter conseguido mostrar um pouco do que é esta amiga e mãe de família, que tem na lealdade sua palavra principal. Por isso, ela fez questão, neste livro, de citar e homenagear todas as pessoas que fizeram parte de sua vida. Uma vida apaixonante e apaixonada.

Relacionadas:

Bravíssimo | 18/ 12/ 2014

Bravíssimo | Nívea Maria por Mauro Alencar e Eliana Pace

SAIBA MAIS

Bravíssimo | 11/ 12/ 2014

Bravíssimo | Renato Consorte por Eliana Pace

SAIBA MAIS

Bravíssimo | 04/ 12/ 2014

Bravíssimo | Rosamaria Murtinho por Tania Carvalho

SAIBA MAIS