Bob Sousa relança livro na SP Escola de Teatro

Publicado em: 13/12/2013 |

Bob Sousa, um dos mais importantes fotógrafos da cena teatral do Brasil, lançou, recentemente, seu livro “Retratos do teatro” (Editora Unesp), grande registro de personalidades do mundo do teatro. Na segunda-feira (16), às 19h, ele fará um relançamento da obra na SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.

No evento, também será realizado uma discussão sobre “A importância da documentação iconográfica (fotográfica) para a construção da memória histórico/cultural da produção teatral paulistana e brasileira”. Integram o debate o editor Camilo Vannuchi, o professor e pesquisador Alexandre Mate e Ivam Cabral, diretor executivo da Instituição.

O livro

O livro não será vendido, mas contará com uma versão digital disponibilizada no site da editora e poderá ser consultado em bibliotecas públicas. Em suas 240 páginas, são retratados 169 artistas fundamentais para o teatro de São Paulo. As imagens foram produzidas ao longo de quatro anos, durante os quais o fotógrafo acompanhou aproximadamente 300 montagens, como parte de seu projeto de Mestrado na Universidade Estadual Paulista (Unesp), sob orientação do pesquisador Alexandre Mate.

Na capa da publicação aparece o ator Thiago Lacerda de costas para a câmera e voltado para a sala de teatro, vestindo uma blusa com capuz.

A publicação também traz textos de Ivam Cabral, Alexandre Mate, João Caldas, e Oscar D’Ambrósio. “Suas fotos exprimem a sensibilidade de alguém que testemunhou um momento teatral e pôde transformá-lo, numa fração de segundo, numa nova experiência artística”, escreve Ivam.

Relançamento: Livro “Retratos do teatro”, de Bob Sousa

Quando: Segunda-feira (16), às 19h

Onde: SP Escola de Teatro – Sede Roosevelt

Praça Roosevelt, 210 – Centro