Bate-Papo Online Foca o Ator Criador

Publicado em: 04/10/2011 |

A dramaturgia do ator criador no teatro contemporâneo é o tema que norteia o Bate-Papo Online desta quinta-feira (6), às 16h, com a participação de Nadja Turenkko, atriz e diretora teatral. O debate é promovido pela SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco em seu Portal.

No encontro virtual, serão discutidos os diversos caminhos e possibilidades de criação artística dos atores em suas jornadas de espetáculos e performances. Nadja responde a perguntas como: Qual a formação ideal para atingir esta autonomia criativa? Como alimentar as jornadas de pesquisa e preparação para os diferentes temas abordados? O que esperar da comunicação com o público? Como as políticas públicas incentivam e apóiam este tipo de proposição?

A convidada é formada em Mímica Corporal Dramática pela Ecole de Mime Corporel Dramatique de Paris (1990-1995) e membro permanente da companhia franco-inglesa Thêatre de L’Ange Fou, com a qual fez turnês pela Europa e EUA, dirigidas por Steven Wasson e Corinne Soum. É atriz e idealizadora de “O Banquete de Alice”, com direção de Elisa Mendes, primeiro espetáculo brasileiro de MCD.

Em 30 anos de carreira, constam, em seu currículo, a atuação e direção de 32 espetáculos teatrais. Participou, ainda, de três longas metragens e dois curtas, além de seriados e publicidade em TV como atriz, diretora e roteirista. Também é envolvida com a área pedagógica: além de lecionar, durante 12 anos, na escola de teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA), ministra cursos livres no Brasil desde 1995. Durante o primeiro semestre de 2011, aplicou o curso de Difusão Cultural Mímica Corporal Dramática, oferecido pela SP Escola de Teatro.

O espetáculo “Clarices”, dirigido por Nadja, levou os prêmios Revelação do Ano no Bahia Aplaude e Melhor Direção no Festival de Guaramiranga – CE. Recentemente, integrou o elenco de “Estranho Familiar”, ao lado de André Guerreiro Lopes.

Explorar temáticas recorrentes no meio artístico e estabelecer diálogos entre elas é o objetivo do Bate-Papo Online, realizado semanalmente pela Escola. Para participar, basta acessar o site na data e horário estabelecidos.

Bate-Papo Online com Nadja Turenkko

Tema: “A Dramaturgia do Ator Criador no Teatro Contemporâneo”

Quando: Quinta-feira (06/09), das 16h às 17h

Onde: www.spescoladeteatro.org.br/chat