Bate-Papo Online com Silvana Garcia

Publicado em: 27/05/2015 |

A diretora, dramaturga, pesquisadora e professora Silvana Garcia é a convidada para o Bate-Papo Online promovido pela SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco nesta quinta-feira (28), das 16h às 17h, aqui no portal.

Na conversa, ela falará sobre humor, arte e censura, além do trabalho de encenação, a partir do texto dramático no qual trabalha neste momento.

Participar do encontro virtual é muito simples: basta acessar www.spescoladeteatro.org.br na data e horário marcados.

Silvana Garcia

Doutora em teatro pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP), é Orientadora de Arte Dramática da USP. Depois de formar-se em direção teatral, inicia carreira acadêmica, com dissertação de mestrado sobre o Teatro da Militância, no período da ditadura, e a tese de doutorado “As Trombetas de Jericó”, sobre teatro de vanguarda. Tornando-se professora na Escola de Arte Dramática (EAD), sendo sua diretora no período de 1997 a 2000.

Como ensaísta, escreve para várias publicações internacionais, como: “…Yet there is method in’t. Ham-let. José Celso Martinez Corrêa, em Gestos”, University of California/Irvine, 1995; “Vau da Sarapalha: la poética de Guimarães Rosa en escena”, em Teatro al Sur, Buenos Aires, 1995; “Jó, su cuerpo y Diós…”, em Teatro al Sur, 1996; “Éxubérance et pluralité théâtrales. Bilan de la production théâtrale de São Paulo”, em Teatro al Sur, edição especial em língua francesa, 1996; “Un homme de spetacle bien brésilien: Antonio Nóbrega”, em Teatro al Sur, edição especial em língua francesa/Festival de Avignon, 1999.

No Brasil, contribui em diversas publicações; “De Büchner a Bread & Puppet: Sendas do Teatro Político Moderno”, no livro J. Guinsburg, “Diálogos sobre Teatro”, de 1992; “A Cena Classicista”, na obra “O Classicismo”, de Jacó Guinsburg, de 1999, e “Do Sagrado ao Profano: O Percurso do Teatro da Vertigem, uma análise sobre o trabalho do grupo”, presente no livro “Teatro da Vertigem: Trilogia Bíblica”, 2002.

Em 2002, lança o livro “Uma Odisséia do Teatro Brasileiro”, com depoimentos de criadores da cena brasileira contemporânea, a partir de uma série de encontros promovidos pelo Ágora – Centro para o Desenvolvimento Teatral.

Em 2014, recebe o Prêmio Shell de Direção por seu espetáculo “Não Vejo Moscou da Janela do Meu Quarto”, que estreou na SP Escola de Teatro.

Bate-papo online com Silvana Garcia
Tema: Humor, arte e censura
Quando: Quinta-feira (28), das 16h às 17h
Onde: www.spescoladeteatro.org.br/chat