Bate-papo online com Ricardo Severo: ‘Música no teatro’

Publicado em: 20/10/2014 |

Música no teatro é o tema do bate-papo online promovido pela SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco nesta semana. O convidado para a conversa, realizada na quinta-feira (23), das 16h às 17h, aqui no portal, é o compositor, produtor musical, publicitário e professor Ricardo Severo.

Na conversa, ele falará sobre a utilização da música no teatro e outros assuntos importantes sobre a relação entre essas duas áreas. Participar do encontro virtual é muito simples: basta acessar www.spescoladeteatro.org.br na data e horário marcados.

Ricardo Severo (Foto: Gal Oppido)

Sobre o participante

Compositor, produtor musical, publicitário e professor. Desde 1986 compõe música para teatro, TV, dança e cinema. Fez a direção musical de mais de 60 espetáculos teatrais no Brasil, principalmente em São Paulo e Porto Alegre. Foi contemplado com 18 prêmios por suas trilhas musicais, incluindo um kikito no Festival de Cinema de Gramado em 1995 (com o filme “Deus Ex Machina”, de Carlos Gerbase).

É autor dos musicais infantis “Caçadores de aventuras”, criado especialmente para a Cia. Halarde de Teatro, e “Ópera monstra”, escrito especialmente para a Cia. Teatro di Stravaganza, ambas de Porto Alegre. É um dos formadores do curso de Sonoplastia na SP Escola de Teatro. Produziu algumas das trilhas instrumentais que podem ser ouvidas nas novelas “Jóia rara” e “Além do horizonte”, da TV Globo. Integrou a Cia. Mariana Muniz de Teatro e Dança de 2006 a 2013, assinando todas as composições originais para seus trabalhos coreográficos, com ou sem parcerias, criando as músicas de cada espetáculo a partir dos experimentos e ensaios do grupo. Em 2012, dirigiu a comédia musical “O incrível Dr. Green”, onde também compôs as canções e a música original.

Entre seus últimos CDs produzidos estão as trilhas originais do espetáculo “Penetráveis” (dança) e da “Ópera monstra” (musical). Como produtor musical, já trabalhou com cantores como Vania Bastos, Clara Moreno, Laura Finocchiaro e Daniel Pradeep. Entre seus últimos trabalhos em cartaz, estão as trilhas das peças “Os monólogos da vagina” (direção de Miguel Falabella), “Caros ouvintes” e “Divórcio” (direção de Otávio Martins), “Três dias de chuva” (direção de Jô Soares; trilha em parceria com Eduardo Queiroz), “Berro” (direção de Eduardo Tolentino de Araújo), e os espetáculos de dança “Gestos” e “In-Corpo-R-Ações” (da Cia. Mariana Muniz de Teatro e Dança). Parte de seu trabalho musical pode ser conferido no Soundcloud.

Bate-papo online com Ricardo Severo

Tema: “Música no teatro”

Quando: Quinta-feira (23/10), das 16h às 17h

Onde: www.spescoladeteatro.org.br