Bate-papo online com Joel Pizzini: Cinema nacional

Publicado em: 21/05/2014 |

O cineasta e documentarista Joel Pizzini é o convidado do bate-papo online que a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco promove nesta quinta-feira (22), das 16h às 17h, aqui no portal. Na conversa virtual, ele fala sobre o cinema brasileiro.

Participar é muito simples: basta acessar www.spescoladeteatro.org.br na data e horário marcados.

Sobre o participante

Nascido no Rio de Janeiro, em 1960, Joel Pizzini é cineasta e pesquisador. Autor de ensaios documentais premiados internacionalmente como “Caramujo-flor” (1988), “Enigma de um dia”(1996), “Glauces” (2001) e “Dormente” (2006), Joel Pizzini conquistou, com os longas “500 Almas” (2004) e “Anabazys”(2009), além da seleção oficial no Festival de Veneza, os prêmios de Melhor Filme, Som, Fotografia, Especial do Júri e Montagem nos Festivais do Rio, Mar Del Plata e Brasília.

Para a televisão, a convite do Canal Brasil, realizou os retratos “Um homem só”(2001), “Elogio da luz”(2003), “Retrato da terra”(2004), “Helena zero” (2006), entre outros. Conselheiro da Escola do Audiovisual de Fortaleza e professor da PUC-RJ (pós-graduação em Comunicação) e da Faculdade de Artes do Paraná, Pizzini é curador das retrospectivas “Cinema de prosa x cinema de poesia”(2004), “O cinema segundo Pasolini” (2005), “Faces de Casavetes”(2006), “Festival Jodorowsky”(2007), e “Estratégia do sonho, o primeiro Bertolucci”(2008).

Foi artista residente da Unicamp, onde desenvolveu projeto sobre a passagem de Rosselini no Brasil e do Arsenal/Fórum da Berlinale, dentro do projeto “Living archive”. Trabalha, ainda, como Curador da Restauração da obra de Glauber Rocha, codirige os documentários extras dos dvds do cineasta como “Depois do transe” e “Milagrez”. Pesquisador de novas linguagens, participou do projeto Artecidade e da Bienal de São Paulo, Mercosul com videoinstações e direção de performances. Diretor de “Elogio da graça” (melhor curta no Grande Premio do Cinema Brasileiro ) e “Mr. Sganzerla”, vencedor do Festival É Tudo Verdade (2010) e HBRFF em Los Angeles. Prepara o lançamento de seu novo filme “Olho nu” (filmensaio sobre Ney Matogrosso), coproduzido pelo Canal Brasil e Paloma Cinematográfica, selecionado oficialmente para o Doc Lisboa, Festivais de Havana, Guadalajara, FIPA (Biarritz).

Bate-papo online com Joel Pizzini

Tema: “Cinema nacional”

Quando: Quinta-feira (22/5), das 16h às 17h

Onde: www.spescoladeteatro.org.br