Bate-papo online com Isidoro Diniz: Produção teatral

Publicado em: 27/10/2014 |

Produção teatral é o tema do bate-papo online promovido pela SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco nesta quinta-feira (30), das 16h às 17h, aqui no portal, com participação do ator, diretor teatral e diretor de produção Isidoro Diniz.

Participar do encontro virtual é muito simples: basta acessar www.spescoladeteatro.org.br na data e horário marcados.

Sobre o participante

Ator, diretor teatral e diretor de produção, Isidoro Diniz iniciou suas experiências como ator em peças de teatro amador em Nova Fátima, no Paraná. A estreia no palco aconteceu com os espetáculos infantis “O chapeuzinho vermelho” (76) e “O pequeno príncipe” experiências que, com o passar do tempo, foram definindo sua preferência pelo público infantil.

Mudou-se para Curitiba, matriculando-se no extinto CPT – Curso Permanente de Teatro da Fundação Teatro Guaíra. Participou como ator das peças: “O concertador de brinquedos” (1980), “Maria Minhoca” (1981), acumulando funções de assistente e ator em “O Circo Rataplan”, dirigido por Zélia Hurmann.

Fez sua estreia como ator na companhia de Giovani Cesconetto, exercendo em conjunto as funções de ator e assistente de produção. De 1982 a 85, participou de seis montagens infantis. Em paralelo aos trabalhos em teatro, Isidoro concluiu o segundo grau e em seguida iniciou o curso de Educação Artística na FEMP.

Em 1981, montou com o Grupo Gestus um espetáculo de pantomima e integrou o elenco da peça “Ave vidão”. Participou da montagem da peça “Orfeu da Conceição”.

Também interpretou na televisão e no cinema. Na Rede Globo, integrou o elenco da novela “Corpo a corpo”, e na rede Manchete, participou do seriado “Tudo em cima”. No cinema, participou dos curtas-metragens “S.N.I.- Carlos Drumond de Andrade”, “A revolução do Brazís” e “O açougueiro do norte contra o cineasta voador”. Paulo Friebe o dirigiu em “Ah, essa é boa” e Eloy também o fez em “Vamos junto comer defuntos”. Participou da produção norte-americana para televisão “Power Play”. Ainda em 88, retorna para a universidade. Na Pontifícia Universidade Católica do Paraná, concluí o Curso de Interpretação Teatral.

Com a dança também aprimorou sua técnica no palco, cursando três anos do CDC – Cursos de Danças Clássicas da Fundação Teatro Guairá. Participou do Grupo de Dança da UFPR e praticou Ginástica Olímpica, Capoeira e Jazz. Apresentou-se em montagens de dança levadas pelo CDC e UFPR, e como ator/bailarino participou de “Dom Quixote”, montado pela Opus Ballet.

Como diretor de produção, estreou em “Dona Corujinha sabe tudo”, trabalhando depois em “Incoerência”, “Esse desfile é uma salada”, “Lady e o vagabundo”, “Chuva de cores”. Ainda em 87, com “Chuva de cores”, iniciava as atividades da DKV Produções Artísticas. Com dois amigos, produz outros infantis e, em 1991, os sócios tomaram caminhos diferentes e Isidoro Diniz continuou com a DKV, dedicando-se ao teatro infantil.

Em 1996 a DKV inova produzindo uma peça adulta, “O arquiteto e o imperador da Assíria”. Em 1997, produziu “A comédia da vida privada” e “A dama e o vagabundo”. Atuou ainda na peça “Auto da feira”. Em 1998, atuou e produziu no musical “Dos seios desta mãe gentil” e também seu último trabalho infantil: “A pequena sereia”.

O ano de 2000 foi de comemoração por seus 20 anos de carreira. Entre outros trabalhos, com a Companhia Nossa Senhora do Teatro Contemporâneo, voltada à pesquisa teatral, atuou e produziu um dos textos mais importantes do século: “Des Esperando Godot”, sendo o único ator negro brasileiro a representar esta obra no século 20.

Em 2001, foi eleito presidente da APAC/PR (Associação dos Produtores de Artes Cênicas do Paraná), por um mandato de dois anos. Em conjunto com outras comissões, a APAC participou da renovação da Lei Municipal de Incentivo, e do decreto regulamentado da Lei Estadual de Incentivo a Cultura.

Bate-papo online com Isidoro Diniz

Tema: Produção teatral

Quando: Quinta-feira (30/10), das 16h às 17h

Onde: www.spescoladeteatro.org.br