EN | ES

Bate-papo online com Caetano Vilela: A luz no palco

Publicado em: 04/06/2014

“A criação da luz no palco e para além dele” será o tema do bate-papo online que a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco promove nesta quinta-feira (5), às 16h, aqui no portal. O convidado desta edição é o encenador e iluminador Caetano Vilela.

 

Para participar da conversa, basta acessar www.spescoladeteatro.org.br na data e horário marcados.

 

Sobre o participante

Encenador e iluminador, trabalhou nos principais grupos de pesquisa de São Paulo, como: Grupo Boi Voador, Centro de Pesquisa Teatral (CPT), Cia. de Teatro em Quadrinhos e Cia. de Ópera Seca. Como iluminador seu nome ganha destaque no mundo da ópera, tendo realizado dezenas de produções em importantes teatros no Brasil e no exterior.

 

Dentre os diretores com quem trabalhou destacam-se Werner Herzog, Gerald Thomas, Christoph Schlingensief, Aidan Lang, Alejandro Chacon, Antunes Filho, Iacov Hillel, Emilio Sagi, etc.

 

Das óperas que dirigiu, destacam-se: “The fall of the house of Usher”, de Philip Glass; “Lady Macbeth do distrito de Mtzensk”, de Shostakovitch; “Ariadne auf Naxos”, de Strauss; “Les troyens”, de Berlioz, e a estreia mundial da ópera “Ça ira” do compositor e fundador do Pink Floyd, Roger Waters.

 

Em 2010, foi o vencedor do prêmio Shell de Iluminação pela peça “Dueto para um” e do troféu Carlos Gomes como iluminador de ópera. Iluminou para a temporada 2009/2010 em Paris, no Théâtre Du Châtelet, sob a direção do espanhol Emilio Sagi, o musical “The sound of music”.

 

De 2009 a 2012, a convite de Gerald Thomas, assumiu a direção da Cia. de Ópera Seca no Brasil, assinando a encenação e iluminação de Travesties/Tom Stoppard e Licht+Licht, uma elegia ao autor alemão Goethe, ambas sucesso de público e crítica no Festival de Teatro de Curitiba.

 

Em 2013, ano do bicentenário de Richard Wagner, iluminou uma produção de Tannhäuser sob a regência do maestro Gustavo Dudamel e direção cênica de Alejandro Chacon para a temporada de ópera em Bogotá/Colômbia. Também dirigiu e iluminou para o Festival de Ópera do Theatro da Paz/Brasil a ópera “Der Fliegende Holländer”, destaque na crítica especializada como uma das melhores produções do ano.

 

Neste ano, segue com sua parceria no Festival de Ópera do Theatro da Paz/Brasil, onde é responsável pela encenação e iluminação da ópera “Mefistofele/Boito”. Também ilumina para a temporada paulista “Carmen”, no Theatro Municipal de São Paulo, sob a direção do encenador italiano Filippo Tonon.

 

Serviço

Bate-papo online com Caetano Vilela

Tema: “A criação da luz no palco e para além dele”

Quando: Quinta-feira (5/6), das 16h às 17h

Onde: www.spescoladeteatro.org.br

Relacionadas:

Bate-Papo Online | 22/ 06/ 2017

Lucienne Guedes participa do Bate-Papo Online desta quinta (22)

SAIBA MAIS

Bate-Papo Online | 23/ 06/ 2015

Bate-Papo Online com José Cetra Filho

SAIBA MAIS

Bate-Papo Online | 27/ 05/ 2015

Bate-Papo Online com Silvana Garcia

SAIBA MAIS