Bate-papo online com Bel Toledo: “O circo atual”

Publicado em: 07/07/2014 |

“O circo vem se reestruturando e se recriando na última década e muitos avanços estão sendo sedimentados, temos muito por fazer ainda, mas estamos conseguindo ações significativas para a ressignificação da atividade circense.”

O pensamento é de Bel Toledo, produtora cultural e diretora de espetáculos circenses que participará do bate-papo online que a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco promove nesta quinta-feira (10), das 16h às 17h, aqui no portal.

Na conversa, a convidada discutirá os avanços mencionados e apontará possíveis caminhos para o futuro. Participar do encontro virtual é muito simples: basta acessar www.spescoladeteatro.org.br na data e horário marcados.

Sobre a participante

Formada em Língua Francesa pela Université de Paris, Bel Toledo tem uma consistente carreira como produtora cultural e diretora de espetáculos circenses, com quase 30 anos de intensa atuação na área.

Em 1987, quando administrava o Circo Escola Picadeiro, Bel montou, estruturou e idealizou a primeira escola de circo para crianças em situação de risco, o projeto Enturmando Circo Escola, que foi premiado pela Unicef na ECO 92. Também dirigiu a Oz Academia Aérea de Circo e prestou assessoria para uma série de instituições culturais.

É presidente da Cooperativa Brasileira de Circo (também assumiu o cargo de 2006 a 2008 e de 2008 a 2010). Dirige também a Associação Amigos do centro de Memória do Circo e a Federação Nacional de Cooperativas de Cultura (Fenacult), e coordena a Aliança Pró Circo.

Como diretora circense, assinou montagens como “Imagens” (direção de Wladimir Capella), “Circo poeira”, “Brasil lux” e “Circo de ébanos”, entre vários outros. Também produziu espetáculos na França e Arábia Saudita.

Muito reconhecida, levou mais de 20 prêmios, inclusive vários internacionais, em países como Itália, França, Tunísia, EUA e Indonésia.

Bate-papo online com Bel Toledo

Tema: “O circo atual”

Quando: Quinta-feira (10/7), das 16h às 17h

Onde: www.spescoladeteatro.org.br