EN | ES

Bate-papo online com Bartholomeu de Haro: ‘criação cênica: estereótipos x arquétipos’

Publicado em: 07/10/2014 |

O ator e diretor Bartholomeu de Haro é o convidado do bate-papo online promovido pela SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco nesta quinta-feira (9), das 16h às 17h, aqui no portal.

 

Na conversa, ele falará sobre “Criação Cênica – estereótipos x arquétipos”. Participar do encontro virtual é muito simples: basta acessar www.spescoladeteatro.org.br na data e horário marcados.

 

Sobre o participante

Estreou como ator em 1984, com a peça “A mãe de Brecht”, no TBC. Durante 5 anos foi integrante do Centro de Pesquisa Teatral do SESC (CPT), coordenado por Antunes Filho. Alguns de seus principais trabalhos em teatro: “O veneno do teatro (Rodolf Sirera), “Paraíso Zona Norte” (Nelson Rodrigues) e “Rosa de Cabriúna” (Luis Alberto de Abreu), com direção de Antunes Filho. Sob a direção de Ulysses Cruz participou de “Hamlet” e “Rei Lear” (Shakespeare), com Paulo Autran. 

 

Atuou também em outra montagem de “Rei Lear”, com Raul Cortez no papel principal, dirigida por Ron Daniels, “Otelo” (Shakespeare), com Norton Nascimento, onde viveu o personagem Iago, “Os Lusíadas” (Camões) com direção de Márcio Aurélio, e as comédias O Que o Mordomo Viu (Joe Orton) com direção de Alfredo Aguiar e Os Jogadores (Gogol). Participou dos seguintes festivais internacionais: Cervantino (México), Caracas (Venezuela), FITEI (Portugal), FILO (Londrina-PR), São José do Rio Preto (SP) entre outros. 

 

Em TV, participou das novelas “Amor à vida”, “Passione”, “Esperança” e “Belíssima” e das minisséries “Força tarefa”, “Um só coração” e “Carandiru – Outras Histórias” (Rede Globo). Em cinema, trabalhou em “O condomínio”, de Jean Paulo Lasmar, “Hans Staden”, de Luís Alberto Pereira, e “Voo cego rumo ao sul”, de Hermano Penna. 

 

Como diretor, assinou a nova montagem da peça “O veneno do teatro”, de Rodolf Sirera, que reinaugurou o Teatro Aliança Francesa em São Paulo em 2011; “Adão e Eva – O clássico”, com Norton Nascimento; e “World Nelson Shakespeare” (intervenção cênica).

 

Fez a coordenação de projeto e produção da peça “A condessa de Gregory Murphy”, com direção de Marília Pêra. Também foi responsável pela adaptação de texto e concepção da peça “Hello Édipo” (Panóptico/Foucault) e pela direção do vídeo documentário “Produzindo Imagens-Semeando Parceiros” (Associação para Integração e Apoio aos Portadores de Deficiência). 

 

É fundador e diretor artístico da Cia Veneno do Teatro e da DE HARO Produções Artísticas.

 

Serviço

Bate-papo online com Bartholomeu de Haro

Tema: “Criação cênica – estereótipos x arquétipos”

Quando: Quinta-feira (9/10), das 16h às 17h

Onde: www.spescoladeteatro.org.br

Relacionadas:

Bate-Papo Online | 22/ 06/ 2017

Lucienne Guedes participa do Bate-Papo Online desta quinta (22)

SAIBA MAIS

Bate-Papo Online | 23/ 06/ 2015

Bate-Papo Online com José Cetra Filho

SAIBA MAIS

Bate-Papo Online | 27/ 05/ 2015

Bate-Papo Online com Silvana Garcia

SAIBA MAIS