Banana Car: Táxi Vira Palco

Publicado em: 03/12/2012 |

Entre em um táxi e se depare com gêmeos conduzindo o veículo. Ao longo do trajeto, eles se transformam em ícones do Brasil para contar uma história sobre o País. A performance “Banana Car”, do Coletivo Essencial de Performance (CEP), de Campinas, será realizada em frente a Sede Roosevelt da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco nesta semana (dias 6, 7 e 8) e na próxima (dias 14 e 15).

O espetáculo foi criado especialmente para o “Drive In Rio”, realizado durante a conferência “Rio + 20”, entre 13 e 22 de junho deste ano. O evento ocupou o Armazém Utopia e teve curadoria do Wunderkamer, grupo dinamarquês que une técnicas multimídia com as artes do palco. Ao todo, 16 intervenções eram encenadas dentro de carros com temas sobre sustentabilidade e preservação ambiental. A convite do coletivo, o CEP integrou a programação na capital carioca. “Eles viram nosso trabalho no ano passado e nos procuraram para apresentar ‘Banana Car’. A parceria se estendeu e hoje fazemos parte do grupo”, conta o ator Marcos Becker.

Ao lado dele, Marília Ennes divide o espaço dentro do palco-carro, que recebe projeções de Sam Moore e do cineasta Lucas Margutti. O veículo acomoda de três a quatro pessoas para percorrer paraísos tropicais devastados e catástrofes ambientais, em cenas multimídia.

Os gêmeos do Banana Car (Foto: Divulgação)

O CEP

O primeiro trabalho do coletivo, “Paraíso em Pedaços”, estreou no Teatro Nelson Rodrigues, no Rio de Janeiro, em 2011. A montagem explora o mito grego do andrógino. Filho do sol e da lua, um ser nasceu com os dois sexos e se tornou um desafio para os deuses. Até que Zeus o dividiu ao meio, criando o homem e a mulher. Com direção do israelense Idit Herman, a peça foi elaborada por artistas da região de Tel-Aviv, em Israel.

Concepção e Performance: Marilia Ennes e Marcos Becker

Animação e videomapping: Samuel Moore (Dinamarca)

Captação de Imagem: Lucas Margutti

Cenografia: Zell

Produção: Naiane Beck

Assistente de Produção: Nadja Mitidiero

Realização: SP Escola de Teatro, ParaladosanjoS, ASA e 3S Projetos.

Apoio: Secretaria da Cultura do Estado e Proac ICMS.

Serviço:

Performance: “Banana Car”

Quando: Quinta, sexta e sábado (dias 6, 7, 8, 14 e 15), às 20h

Onde: Em Frente a SP Escola de Teatro – Sede Roosevelt

Praça Roosevelt, 210 – Consolação

Informações: (11) 3775-8600

Grátis

Texto: Leandro Nunes

Uncategorised | 16/ 04/ 2024

Premiado musical ‘Bertoleza’ ganha nova temporada, gratuita, no Teatro Paulo Eiró

Uncategorised | 09/ 11/ 2023

Palestra com a artista sul-africana, Ntando Cele, acontece na SP Escola de Teatro nesta sexta (10)