AuTores em Cena

Publicado em: 08/04/2013 |

Alberto Guzik com Rodolfo García Vázquez (à esq.) e Ivam Cabral (Foto: Arquivo/SP Escola de Teatro)

Tem início nesta sexta-feira (12) e segue até domingo (14), o projeto AuTores em Cena, no Itaú Cultural. Criado em 2006, o evento tem como objetivo unir diretores de teatro e autores, que se tornam atores, ao representar seus próprios textos.  A edição deste ano rende uma homenagem ao jornalista, crítico, ator e dramaturgo Alberto Guzik (1944-2010), que foi um dos idealizadores e diretor pedagógico da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.

Entre os convidados que estarão encenando as peças estão Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez, respectivamente, diretor executivo e coordenador do curso de Direção da SP Escola de Teatro. Eles dirigem “Uma Homenagem ao Ator e Escritor Alberto Guzik (1944-2010)”, encenada pela companhia de teatro Os Satyros, fundada por ambos.

Há ainda participações dos quadrinistas Laerte e Raffa Coutinho, da poetisa Micheliny Verunschk, do escritor Lourenço Mutarelli, do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos e dos desenhistas DW e Manu Maltez. A curadoria é de Marcelino Freire.

O evento também conta com a Oficina ZAP! (Zona Autônoma da Palavra) – Poetry Slam, com Roberta Estrela D’Alva, do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos. A atividade será no domingo (14), das 14h às 16h, e terá apenas 20 vagas. Para se inscrever, é preciso enviar e-mail para: [email protected]. No assunto, favor escrever: “quero participar da oficina”. É necessário também informar o nome completo e atividade que exerce (em caso de estudante, mencionar o nome da escola e do curso). Entre os tópicos abordados, estarão: Introdução ao universo dos poetry slam (história, desenvolvimento, cena mundial, chegada do slam ao Brasil) e como montar um poetry slam.

Todas as atividades são gratuitas.

Programação das Peças
I Ato: “Uma Homenagem ao Ator e Escritor Alberto Guzik (1944-2010)”, dirigida por Ivam Cabral e Rodolfo García Vázquez. Participação especial do grupo Os Satyros.
II Ato: “O Observador e o Nada”, dirigida, em 2006, por Alberto Guzik, com texto e atuação da poeta Micheliny Verunschk.
Sexta-feira (12), às 20h

I Ato: “Erre de Rosto”, dirigida por Lourenço Mutarelli. Atuação e textos dos desenhistas DW e Manu Maltez.
II Ato: “As Joias”, dirigida por Fernanda D’Umbra. Atuação e texto dos quadrinistas Laerte e Raffa Coutinho.
Sábado (13), às 20h

Ato Único: edição especial do “ZAP! Zona Autônoma: da Palavra – Um Slam Brasileiro”. Apresentação e direção do Núcleo Bartolomeu de Depoimentos. Em cena, nove jovens autores de diferentes cidades brasileiras, numa disputa poética instigante e divertida. São eles: Allan Jones, de Aracaju, SE;  Cena7, de São Bernardo do Campo, SP; Dropê EJC, do Rio de Janeiro, RJ;  Gabrielle Vitoria, de Recife, PE; Isabela Penov, de São Paulo, SP; Kaio Bruno Dias, de Goiânia, GO; Luís Mingau, de Divinópolis, MG; Sinhá, de Natal, RN, e Thiago Cervan, de Atibaia, SP. Convidada especial: Dona Edith, do Sarau da Cooperifa.
Domingo (14), às 19h

Peças e oficina: AuTores em Cena
Quando: Sexta-feira e sábado (12 e 13), às 20h; domingo (14), das 14h às 16h (oficina) e às 19h (peça)
Onde: Itaú Cultural
Avenida Paulista, 149 – Paraíso
Grátis (ingressos distribuídos meia hora antes do início de cada peça).
Lotação: 247 pessoas.

Texto: Majô Levenstein

Uncategorised | 09/ 11/ 2023

Palestra com a artista sul-africana, Ntando Cele, acontece na SP Escola de Teatro nesta sexta (10)